“Automutilação não é modinha”

Toda semana, o caderno jovem da Folha do Mate, o Na Pilha!, circula destacando temas da atualidade ou destacando iniciativas e atuações dos jovens no nosso município. O caderno nasceu em 2009 com o intuito de aproximar o público jovem e refletir, com ele, temas que envolvem a adolescência.

Nesta semana, a equipe do Na Pilha!, liderada pela editora Juliana Bencke, abriu espaço para falar de um tema que, para muitos, vai causar até espanto: automutilação.
Essa é, infelizmente, uma realidade entre adolescentes. Realidade que foi percebida e está preocupando, principalmente, professores de escolas de Venâncio Aires.
Muitos pais, provavelmente, desconhecem esses casos, que escondem, muito mais do que machucados e ferimentos, uma “dor que vem de dentro”.

Para reforçar nosso papel jornalístico, a equipe do Na Pilha!, além de abordar os motivos que levam à automutilação, traz nesta edição informações e serviços da rede pública, pois é nossa função, também, mostrar como o jovem pode buscar ajuda.

Entre os diversos profissionais ouvidos para a produção deste caderno, está a orientadora educacional da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Professora Odila Rosa Scherer, Mônica Cristina Müller. Ela compartilha o que vê nas escolas e frisa: “automutilação não é modinha”.

Esta edição é para leitura de todas as famílias, principalmente aquelas que têm jovens em casa. Este é um assunto sério, que precisa ser debatido e, juntos, devemos refletir (sem julgamentos) e buscar uma solução.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques