Cultura gaúcha e tabaco em pauta na Capital Federal

Prefeito Giovane Wickert estará em Brasília nesta quarta e quinta-feira onde participa de duas agendas importantes para nosso estado e região. Hoje ele prestigia o lançamento da Frente Parlamentar em Defesa da Tradição e Cultura Gaúcha. O evento também contará com a participação de Pedro Schwengber, da Escola do Chimarrão e de integrantes do Centro de Tradição Gaúcha (CTG) Chaleira Preta, de Venâncio Aires.

Já nesta quinta-feira, Wickert estará acompanhando a audiência pública da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) sobre os dispositivos eletrônicos para fumar, popularmente chamados de cigarros eletrônicos.

A cadeia produtiva do tabaco está mobilizada em prol da cultura do tabaco e em defesa da geração de emprego e renda para os produtores e trabalhadores das indústrias. O discurso das entidades e dos municípios produtores é em defesa de uma regulamentação de produtos que contenham tabaco, os chamados cigarros de tabaco aquecido. Hoje, no país, é proibido fabricar, vender e importar estes produtos. A audiência é tida como o primeiro passo da Anvisa para regulamentá-los.

Wickert prestigia Mourão
O vice-presidente da República, general Antônio Hamilton Martins Mourão, esteve em Santa Cruz do Sul, ontem, como convidado especial de mais uma edição do Projeto Gerir – Workshops de Gestão Organizacional, uma iniciativa da Gazeta Grupo de Comunicações.

Prefeito de Venâncio Aires, Giovane Wickert acompanhou o evento realizado no Hotel Águas Claras Higienópolis. Durante a reunião-almoço, Mourão falou sobre as expectativas e os planos de governo para o Brasil.

Tipuanas
Nesta semana, a Secretaria de Meio Ambiente realizou a retirada de tipuanas que estavam comprometidas, no Acesso Dona Leopoldina. Segundo a Prefeitura, para a substituição foram plantadas mudas de pau-ferro. Esta é uma das espécies recomendadas para arborização e indicada como a ‘melhor’ substituta das tipuanas. Aliás, entre 2013 e 2014, auge da discussão sobre a retirada das tipuanas no Centro de Venâncio Aires, a árvore foi cogitada para substituição gradual, justamente pelas suas características ornamentais e de sombreamento.

Mateada
A Lei Maria da Penha, criada para proteger as mulheres, completa 13 anos hoje. Para marcar a data, o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, juntamente com a Frente Parlamentar de Defesa dos Direitos da Mulher, promoverá uma mateada na Praça Henrique Bender, das 9h às 17h. O intuito é disseminar informações sobre a rede de apoio à mulher em Venâncio Aires. Passe por lá, tome um chimarrão e ajude a ampliar essa rede de informação e proteção. Todos nós, homens ou mulheres, podemos e devemos ser porta-vozes desta causa.


“Será um trabalho que envolverá toda a comunidade a partir do seu símbolo, o chimarrão. Que todos os cidadãos do querido município de Venâncio Aires sejam irmanados pela cuia do chimarrão, que anda de mão em mão.”
VERGÍLIO FREDERICO PERIUS
Presidente do Ocergs-Sescoop/RS durante a reunião sobre o 12° Festival ‘O Rio Grande Canta o Cooperativismo’ que contou com a presença de representantes da Languiru, Sicoob, Sicredi, Cooprova, Uniodonto, Certaja, Coopeva, Certel e Dália.


Deixe um comentário

Digite seu comentário
Digite seu nome