‘Dia D’ para o setor de tabaco

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) promove hoje, das 8h às 17h, audiência pública para deliberar sobre os dispositivos eletrônicos para fumar. O objetivo é coletar subsídios técnicos e científicos atualizados sobre os cigarros eletrônicos e iniciar um debate sobre a regulamentação destes produtos no Brasil.

Representantes do setor de tabaco estão em Brasília e apresentarão dados e pesquisas sobre os dispositivos, bem como, a importância econômica e social do tabaco para os municípios produtores.

Além dos representantes do Sindicato Interestadual da Indústria do Tabaco (SindiTabaco), Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra) e de empresas do setor, os prefeitos de Venâncio Aires e Vale Verde participarão da reunião. Giovane Wickert, de Venâncio, também representará a Associação dos Municípios Produtores de Tabaco (Amprotabaco) e Carlos Gustavo Schuch, de Vale Verde, participará pela Associação dos Municípios do Vale do Rio Pardo (Amvarp).
A importância deste tema está diretamente ligado ao meio de vida de milhares de produtores, sem contar os empregados das indústrias. O ‘peso’ deste setor para a economia pode ser conferido na imagem ao lado, divulgada pelo SindiTabaco.

“Tudo aquilo que é benéfico à indústria do tabaco, naturalmente será benéfico para toda a cadeia produtiva. Na produção destes novos produtos que usam tabaco certamente o Brasil será um dos fornecedores devido à qualidade do tabaco produzido no país.”
IRO SCHÜNKE – Presidente do Sindicato Interestadual da Indústria do Tabaco

Mate curto

• Ontem, as equipes da Folha e da Terra FM receberam a visita do vice-presidente mundial da Junior Chamber International (JCI), Daniel Guarderas Donoso, do Equador. Ele destacou a importância da formação de novos líderes jovens para propor mudanças positivas. Segundo ele, devemos liderar as mudanças que queremos ver acontecer!

• Por falar em mudanças positivas, o presidente subsequente da JCI Venâncio, Eduardo Wünsch (ele assume a presidência em 2020), revelou que a entidade está trabalhando em um projeto sobre evasão escolar. Segundo ele, a demanda foi repassada por uma professora do município, preocupada com o número de estudantes que não estão concluindo os estudos básicos. É grande o número de desistências no ensino médio. Importante iniciativa da organização local.

Madrinha

Recebi um convite especial, o qual compartilho com os leitores da coluna Mateando. Serei madrinha do Sarau da Prenda Jovem que ocorre anualmente durante a Semana Farroupilha de Venâncio Aires. Trata-se do baile de debutantes à moda gaúcha.

Promovido pela Associação Tradicionalista Venâncio-Airense (ATVA), o evento é o momento ‘máximo’ para as jovens tradicionalistas do nosso município. O fandango ocorrerá no dia 14 de setembro, no Parque do Chimarrão.

Fica aqui registrado o meu agradecimento à entidade e a todos os envolvidos pela lembrança do meu nome. Em 2011, durante o concurso que me elegeu rainha da 12ª Fenachim, tive a honra de representar a ATVA, entidade que congrega a força da cultura gaúcha em nosso município.


Anote aí – Vem aí, a 1ª Semana Municipal de Valorização ao Patrimônio Cultural. Escolas das redes municipal, estadual e privada de Venâncio e o público em geral são convidados a fazerem visitas guiadas no Museu, ao longo da próxima semana. Dr. Flávio Seibt, o principal entusiasta do Museu, fará palestras em três escolas do município.


 

Deixe um comentário

Digite seu comentário
Digite seu nome