Diversificação é uma realidade

Quem acompanhou o painel Gente & Negócios 2022, na noite de quinta-feira, 28, Dia do Agricultor, pôde aprender sobre agricultura e ouvir sobre os desafios da diversificação no meio rural, tema que norteou o debate mensal promovido pela Folha do Mate e a Rádio Terra FM.
Ao mesmo tempo que ficou evidente a preocupação com a sucessão rural e a urgência de debater esse tema, as falas dos painelistas destacaram o quanto a diversificação é uma realidade em Venâncio Aires, município conhecido Brasil afora por ser um dos maiores produtores de tabaco do país.

Segundo o chefe do escritório da Emater local, Vicente Fin, mais de 60 culturas integram a matriz produtiva local. Um ‘cardápio’ que deve crescer a cada dia, com as apostas que vêm sendo feitas em diferentes culturas agrícolas. Destaque para a Cooperativa dos Produtores de Venâncio Aires (Cooprova), que além de integrar os agricultores que cultivam diferentes alimentos, incentiva a educação, a profissionalização e está constantemente em busca de novos mercados. Aliás, em breve, ovos e peixes devem ser os novos produtos com a marca da Cooprova. O cooperativismo é um dos caminhos para fomentar a diversificação e tornar Venâncio estadual uma referência na produção de alimentos.

Café para falar sobre investimentos em turismo

Na manhã da próxima segunda-feira, 1º de agosto, a Folha do Mate e a Rádio Terra FM, em parceria com a Prefeitura de Venâncio Aires, irão promover o evento ‘Linhas de crédito para o turismo’. Durante o encontro serão apresentadas as oportunidades de financiamento do Badesul para investimentos em turismo.
Voltado a proprietários de empreendimentos turísticos do município, assim como empresários da rede hoteleira e demais interessados, o bate-papo ocorre a partir das 9h, no Café Colonial Ledi Maggioni, em Linha Arroio Grande. Na oportunidade, o superintendente Comercial do Badesul, César Cardozo, vai explanar sobre as opções de financiamento e condições de pagamento disponíveis para a área do turismo.

Madrugada

A Madrugada, mais uma vez, é a marca de erva-mate mais lembrada dos gaúchos. A empresa venâncio-airense está entre os vencedores da 32ª edição do Top of Mind, da Revista Amanhã. O reconhecimento é resultado de pesquisa realizada por meio de entrevistas presenciais realizadas em todo o estado.

Lombada do bairro Battisti

Se a previsão for mantida, na segunda-feira, 1º de agosto, iniciam as obras na RSC-453, entre Venâncio e Mato Leitão. As intervenções vêm sendo aguardadas há muito tempo pelos usuários, que somam além de queixas, prejuízos provocados pelas péssimas condições da rodovia.
Durante entrevista ao programa Terra em Uma Hora, da Terra FM, nessa semana, o presidente da Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR), Luís Fernando Zachia, destacou a importância da RSC-453 para o Rio Grande do Sul, sobretudo, por ser um ‘elo’ de uma das regiões mais produtivas.
Durante a entrevista, ele trouxe uma boa notícia, especialmente para os moradores do bairro Battisti e arredores. O presidente da EGR falou sobre a instalação da lombada eletrônica no quilômetro 5,1 da RSC-453, praticamente no acesso ao bairro. Segundo ele, o estudo técnico da EGR foi concluído e apontou a necessidade da reinstalação do equipamento.
O estudo foi enviado ao Daer, que é o órgão responsável pelos contratos de instalação. “Estamos em negociação e mostrando a necessidade e urgência da instalação desta lombada”, revelou. A lombada foi removida em junho de 2021 e desde então, a comunidade vem pleiteado o retorno do equipamento, que garante mais segurança para motoristas e pedestres que passam pelo local.
Segundo os moradores da região, desde que a lombada foi removida, os veículos voltaram a trafegar em alta velocidade e, muitas vezes, não respeitam a velocidade máxima de 50 quilômetros por hora.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques