É feriado na próxima quinta-feira em Venâncio

Muita gente talvez nem se deu conta, mas na próxima semana teremos um feriado, na quinta-feira, 11. Na data é celebrado o Corpus Christi, comemoração que faz parte do calendário da Igreja Católica.

Em alguns municípios a data não é feriado, diferente de Venâncio Aires, onde este é um dos quatro feriados municipais instituídos por lei.

Cada município brasileiro pode declarar, de acordo com lei federal, até quatro feriados religiosos sendo um deles a Sexta-feira Santa. Completam a lista de Venâncio Aires o dia de São Sebastião Mártir, em 20 de janeiro e Dia do Colono e Motorista, em 25 de julho.

Se estivéssemos em um período de ‘normalidade’, sem pandemia e economia aquecida, esta seria uma data escolhida por muitas famílias para passeios e viagens.

  • A comemoração de Corpus Christi ocorre exatamente 60 dias após a Páscoa. A data é celebrada obrigatoriamente em uma quinta-feira. Isso acontece como uma simbologia pelo fato de que a Última Ceia ocorreu em uma quinta-feira, segundo a tradição. (Fonte: Brasil Escola)

Telefonia lidera queixas no Procon

Dados divulgados nesta sexta-feira, 5, pela Prefeitura, mostram que a telefonia lidera o número de reclamações registradas no Procon de Venâncio Aires. Dos 691 registros de atendimentos deste ano, 208 são relacionados à telefonia. Em segundo lugar estão as queixas de cobrança elevada nas contas de água e energia elétrica, que somam 130 denúncias.

Combate às fake news

Setembro será o mês de Conscientização, Orientação e Combate as Fake News em Venâncio Aires. O projeto de lei instituindo esta programação anual foi aprovado na Câmara de Vereadores de Venâncio Aires, no dia 25, e sancionado pelo prefeito Giovane Wickert, no último dia 28.

O objetivo é alertar sobre os principais crimes praticados pela produção, propagação e reprodução de mensagens falsas na internet e instruir a comunidade sobre o assunto.
Segundo a Prefeitura, a meta é realizar todos os anos, no mês de setembro, campanhas educativas, visando a conscientização das pessoas. No entanto, segundo a Administração Municipal, em virtude das eleições 2020, agendadas para outubro, a programação não ocorrerá este ano.

Preocupada com a disseminação de informações falsas, principalmente durante a pandemia, a Folha do Mate lançou, em abril, a seção Fato ou Fake para checar e esclarecer informações aos leitores. Envie sua sugestão pelo WhatsApp 98943-4110, a Folha confere!

Expoagro Afubra 2021 tem data

A Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra) definiu nesta semana a data e tema da 20ª edição da Expoagro Afubra. O evento está marcado para os dias 17, 18, 19 e 20 de março de 2021. A feira deste ano foi cancelada em virtude da pandemia da Covid-19.

O tema de 2021 será ‘Valorização do agricultor: do campo à cidade’. “Vamos manter o tema que havia sido definido para a 20ª Expoagro Afubra e os quatro dias de feira, inclusive no sábado”, explica o coordenador geral da Feira, engenheiro agrônomo Marco Antônio Dornelles. Um grande evento para marcar no calendário de 2021!

Deixe um comentário

Digite seu comentário
Digite seu nome