Entardecer espetacular

Compartilho um dos belos cliques registrados por Rosmeri Menzel, no fim da tarde de terça-feira, 24, quando fomos presenteados com um pôr do sol de tirar o fôlego. “Papai do Céu caprichou no presente para os que olham além”, escreveu ela, ao compartilhar algumas fotos nas redes sociais.
Rosmeri captou as imagens por volta de 18h, junto à Estação de Tratamento de Água (ETA) da Corsan, no bairro Morsch. Ela, que atua como agente de Tratamento de Água há 20 anos, é conhecida em Venâncio Aires pelo trabalho voluntário que desenvolve como uma das integrantes do grupo Doutores P e também como escritora. “Poder contemplar instantes assim, enche a alma e o coração de boas energias”, disse ela, à coluna Mateando. Que baita foto, Rosmeri!

Foto: Rosemeri Menzel

Sábado de muitas atividades no Centro

Diversas atividades, principalmente relacionadas à saúde, vão movimentar o Centro de Venâncio Aires neste sábado, 28. As ações vão acontecer na Travessa São Sebastião Mártir, das 8h às 11h. O destaque fica por conta da campanha Maio Vermelho, que visa abordar a prevenção e tratamento do câncer de boca.
Segundo o coordenador da saúde bucal no município, Jonas Caríssimi, serão disponibilizados exames preventivos e atividades de saúde bucal para crianças com distribuição de brindes. Também haverá brinquedos infláveis do Sesc; verificação de pressão arterial; aplicação de vacinas contra gripe e Covid-19; testes rápidos e de glicose; e uma equipe de enfermagem da Secretaria de Saúde estará à disposição para atendimento.
Além destas ações, estarão participando o grupo da Maturidade Ativa do Sesc; Liga Feminina de Combate ao Câncer; Divas do SUS; Lions Melvin Jones; ervateira Madrugada. Também no sábado ocorrerá o lançamento da Campanha do Agasalho, com recebimento e entrega de doações. Em caso de chuva, as ações devem ser transferidas para o Pavilhão de Eventos São Sebastião Mártir.

João Moacir Ferreira será o patrono da Feira do Livro de Gramado Xavier

Foto.: Divulgação

O advogado, escritor, poeta e professor João Moacir Ferreira foi convidado, nesta semana, para ser o patrono da Feira do Livro do município de Gramado Xavier. Na terça-feira, 24, João Moacir recebeu, em Venâncio Aires, a visita da secretária municipal de Educação e Cultura, Camila Bolico da Silva, da Supervisora de Ensino, Caroline Albertão Burloni, e da coordenadora de Projetos, Eliane Jandrey, que oficializaram o convite. O evento literário, agendado para os dias 5 e 6 de julho, é uma realização da Prefeitura e do Sesc – unidade Venâncio Aires que abrange Gramado Xavier.
Belo reconhecimento a este líder comunitário e grande incentivador da leitura, da oratória e da escrita!

Orientação sexual

No Brasil, 2,9 milhões de pessoas de 18 anos ou mais se declaram lésbicas, gays ou bissexuais. Os dados são da Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) ‘Orientação sexual autoidentificada da população adulta’, divulgada ontem pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Esta é a primeira vez que esse dado é coletado entre a população brasileira e, na avaliação do instituto, ainda pode estar subnotificado. Os dados, coletados em 2019, mostram que 94,8% da população adulta, o que equivale a 150,8 milhões de pessoas, identificam-se como heterossexuais, ou seja, têm atração sexual ou afetiva por pessoas do sexo oposto; 1,2%, ou 1,8 milhão, declaram-se homossexual, tem atração por pessoas do mesmo sexo ou gênero; e, 0,7%, ou 1,1 milhão, declara-se bissexual, tem atração por mais de um gênero ou sexo binário.

Autismo

Pesquisa divulgada pelo Governo do Estado mostra que entre a população com transtorno do espectro autista, 80% são do sexo masculino e 20%, do sexo feminino – ou seja, para cada quatro meninos existe uma menina com autismo. A faixa etária analisada abrange pessoas de 0 a 15 anos, sendo que o diagnóstico se dá, em 57% das vezes, na faixa etária do 0 aos 3 anos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques