Venâncio Aires vai ser um dos cinco municípios gaúchos a sediar, nos próximos anos, a festa da colheita estadual da erva-mate. Aqui será em 2021. O evento, aprovado na Assembleia Legislativa, institui um rodízio entre cidades que integram os cinco polos ervateiros do Rio Grande do Sul.

A formatação do evento ainda será discutida, mas essa notícia já chega como uma grande oportunidade para Venâncio Aires, que carrega o título de Capital do Chimarrão e vem lutando para alcançar mais espaço e voltar a ser destaque no cultivo de erva-mate como foi na década de 80. Como Venâncio sediará somente a segunda edição, em 2021, esta também pode ser uma chance de unir a festa da colheita com o nosso maior evento, a Festa Nacional do Chimarrão, que ocorre no mês de maio. Isso também envolverá, é claro, o planejamento da futura organização da festa e a possibilidade de voltar a realizar a Fenachim a cada dois anos, já que tivemos uma edição neste ano.

Sem dúvida, este evento é um estímulo ao produtor e também ao município que, apesar da crise do setor ervateiro, ainda é reconhecido pelo plantio deste ‘ouro verde’ e tem a planta como protagonista da sua história e da sua cultura. Símbolo que enche o peito de orgulho!

Integração e valorização
Destaque para esta imagem que foi compartilhada nas redes sociais pela secretária do Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) e vereadora Sandra Wagner (PSB). A foto registra um momento muito especial durante a tarde de integração dos Clubes de Mães que foi realizada nesta semana, quando a entidade de Linha Cecília recebeu o clube da Linha Olavo Bilac.

O projeto liderado pela Emater de Venâncio Aires, mais do que integrar os clubes de mães e possibilitar a troca de experiências, é uma iniciativa que valoriza a mulher. A temática desta edição é ‘Identidade da mulher! Autoestima e autocuidados’.
Nesses encontros o que também não faltam são as delícias caseiras que as participantes preparam com muito carinho para degustar e trocar receitas.

Deixe um comentário

Digite seu comentário
Digite seu nome