Feriado no dia 11 de maio?

Mais uma vez, o debate envolvendo o feriado municipal de 11 de maio volta à pauta da Câmara de Vereadores de Venâncio Aires. Em 2013, o feriado de 11 de maio mudou e Venâncio passou a ter o dia 25 de julho, Dia do Colono e Motorista, como feriado.
Na época, o objetivo principal, após reivindicação da Câmara da Indústria, Comércio e Serviços de Venâncio Aires (Caciva), era mudar a data do feriado para que o 11 de maio não prejudicasse as vendas do comércio próximo do Dia das Mães, considerada a segunda data mais importante para as vendas, atrás apenas do Natal.
Naquele ano, o 11 de maio caiu em um sábado, véspera do Dia das Mães. Já neste ano, por exemplo, o Dia das Mães não irá conflitar com a data, pois será comemorado no dia 8 de maio.
Para que 11 de maio, data do aniversário da cidade, volte a ser feriado, um projeto terá que ser apresentado pelo Executivo Municipal e os vereadores terão que aprovar. Com o voto favorável da maioria, o 25 de julho deixa de ser feriado, pois não é possível acumular mais um feriado municipal.
O presidente da Câmara, Benildo Soares, é favorável à mudança e acredita que haverá maioria na Casa para aprovar a alteração. A ideia é que a modificação já tenha validade para maio deste ano, quando Venâncio Aires estará vivendo mais uma edição da Festa Nacional do Chimarrão (Fenachim).
E você, o que acha desta mudança? É favorável ou contrário?

Semana especial para Mato Leitão

As comemorações dos 30 anos de Mato Leitão seguem. O município terá dois eventos especiais nesta quarta e quinta-feira, em parceria com a Folha do Mate e a Rádio Terra FM. Amanhã, a partir das 20h, ocorre a transmissão ao vivo do painel Gente & Negócios sobre os 30 anos da Cidade das Orquídeas. O debate sobre desafios e oportunidades do município terá foco no presente e futuro de Mato Leitão. A transmissão poderá ser acompanhada ao vivo pela Terra FM e também em vídeo, no Facebook, nas páginas da Folha, da Terra FM e também da Prefeitura de Mato Leitão.

Na quinta-feira, 31, as atenção se voltam para a Seubv, que sedia o lançamento da Revista ‘Perfil Socioeconômico – Mato Leitão 30 anos’ e também a premiação para as maiores empresas e os maiores produtores rurais do município. O evento, a partir das 19h30min, reunirá as principais lideranças do município e os homenageados.
Na tarde de ontem, representantes do Município, da Folha e Terra FM (foto) se reuniram no gabinete do prefeito Carlos Bohn, para acertar os detalhes finais para esses dois eventos especiais, que fecham com chave de ouro a programação de aniversário do município.

Foto: Renê Ruppenthal/ Divulgação

Máscaras

Apesar do uso da máscara ter sido decretado como facultativo em Venâncio Aires, uma nova questão vem à tona: uma portaria federal dos Ministérios da Saúde e do Trabalho e Previdência, que ainda está em vigor, exige o uso de máscara como obrigatório em ambientes compartilhados, como empresas que não conseguem acomodar os colaboradores para que fiquem a pelo menos um metro de distância uns dos outros. A portaria diz que a obrigatoriedade do uso de máscaras cirúrgicas ou de tecido, deve ser mantida em ambientes laborais que não tenham este distanciamento adequado.
O presidente da Câmara de Comércio, Indústria e Serviços de Venâncio Aires (Caciva), Vilmar de Oliveira, afirma que a entidade comunicou seus associados e segundo parecer jurídico é prudente continuarem exigindo o uso de máscaras até que a portaria seja revista.

Combate à dengue

Devido ao crescente número de casos de dengue em Venâncio Aires, bairros com mais casos receberão aplicação de inseticidas e larvicidas. O Loteamento Eisermann e a região da Escola Estadual de Ensino Médio Monte das Tabocas, locais com maior número de casos de dengue, são os primeiros locais a receberem a aplicação dos produtos. O trabalho iniciou ontem e terá sequência hoje, a partir das 7h30min, e após as 18h.
De acordo com o coordenador da Vigilância Sanitária e Ambiental de Venâncio Aires, Gabriel Alves, o intuito é conter os mosquitos adultos que estejam voando no horário da aplicação e eliminar os criadouros, onde há água parada.
O larvicida, produto utilizado no combate às larvas do mosquito, está sendo aplicado com um equipamento nebulizador acoplado ao veículo da Vigilância Sanitária. Ele possui como princípio ativo um componente biológico, Bacillus thuringiensis israelensis, e é voltado para o controle de larvas de mosquitos do gênero Culex (pernilongo) e Similium (borrachudo) e Aedes aegypti.
Alves recomenda que os moradores das regiões onde haverá aplicação deixem as residências abertas, para que os mosquitos dentro de casa sejam alcançados, mas protejam alimentos e água de animais. Criadores de abelhas devem deixar os insetos presos até 20 minutos após a aplicação.

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques