Folha e Terra FM apresentam plano de cobertura das eleições

Folha do Mate e Terra FM reúnem os candidatos à Prefeitura e presidentes de partido de Venâncio Aires, Mato Leitão, Vale Verde e Passo do Sobrado nesta quinta-feira, 24, para apresentação do Plano de Cobertura das Eleições 2020.

Com a campanha eleitoral liberada a partir do domingo, 27, Folha e Terra apresentam as condutas e espaços de entrevistas e debates que serão oferecidos aos candidatos durante a corrida eleitoral.

O encontro com os dirigentes e candidatos de Venâncio Aires ocorre às 9h, no auditório da Folha do Mate. No turno da tarde, às 14h30min, no mesmo local, recebemos os representantes da microrregião: Mato Leitão, Vale Verde e Passo do Sobrado.

Durante os encontros também serão apresentadas as regras e o formato dos debates eleitorais que terão transmissão ao vivo pela 105,1 FM e pela internet.

Eleições do Futuro: voto on-line?

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) publicou edital de chamamento público a empresas de Tecnologia para que apresentem propostas de soluções de evolução do sistema eletrônico de votação que é adotado no Brasil desde 1996. A iniciativa faz parte do projeto “Eleições do Futuro”, que tem como objetivo usar a tecnologia em favor do cidadão.
As empresas interessadas poderão demonstrar gratuitamente sua proposta no dia 15 de novembro – data do primeiro turno das eleições deste ano –, nas cidades de Curitiba (PR), Valparaíso de Goiás (GO) e São Paulo (SP).

As demonstrações contarão com a participação de eleitores selecionados, que votarão em candidatos fictícios. A partir do conhecimento das propostas para votação on-line, o TSE avaliará e debaterá a melhor estratégia para uma eventual mudança no processo eleitoral.

O sigilo do voto é um dos itens que mais terá peso na análise da segurança da ferramenta. A intenção do presidente do Tribunal, ministro Luís Roberto Barroso, é que haja uma forma mais moderna e barata para o processo de votação.

Parque do Chimarrão deve reabrir

A Prefeitura de Venâncio Aires aguarda aprovação, por parte do Governo do Estado, do plano de cogestão do Vale do Rio Pardo. A região apresentou plano para adotar protocolos de bandeira amarela.

Se o Estado acatar, a Prefeitura deve autorizar a abertura do Parque do Chimarrão, no Acesso Dona Leopoldina. O local é um dos preferidos da população para atividades esportivas e de lazer nos fins de semana.

Martha Medeiros e sua ligação com Venâncio

Martha Medeiros será patrona da Feira do Livro de Venâncio Aires, de 21 a 24 de outubro. (Foto: Divulgação)
Martha Medeiros será patrona da Feira do Livro de Venâncio Aires, de 21 a 24 de outubro. (Foto: Divulgação)

Escolhida patrona da Feira do Livro de Venâncio Aires deste ano, a escritora Martha Medeiros destacou, em entrevista à Terra FM, a gratidão em ter recebido o convite e contou sobre a ligação que tem com a Capital Nacional do Chimarrão. A entrevista foi durante o programa Terra Meia Hora, na terça-feira, 22.

De acordo com Martha, o vínculo com Venâncio Aires vem de longa data, já que, a mãe da escritora, Isabel Mattos de Medeiros, viveu parte da infância no município e o avô paterno, Flávio Menna Barreto Mattos foi intendente neste período.“Em razão disso, minha ligação com a Capital Nacional do Chimarrão é muito forte, sem mesmo conhecer a cidade”, destaca a escritora.

Na entrevista ela reforçou o lema da Feira do Livro deste ano, ‘Ler é para todos’, destacando a importância da leitura e do hábito que deve ser transmitido de geração para geração. A escritora indica às pessoas que não tiveram contato com os livros quando crianças, que ainda há tempo de começar. “As redes sociais são uma grande concorrente, pois as pessoas são sequestradas por este meio. Mesmo assim, temos que rebater com muita força de vontade para que a leitura seja o hábito principal”, defendeu.
A Feira do Livro de Venâncio Aires, organizada pela Prefeitura e pelo Sesc, ocorre entre os dias 21 e 24 de outubro. Neste ano, em decorrência da pandemia, 80% da programação será virtual.

60 anos da Escola 11 de Maio

Emerita Furtado (esquerda), Sid Ferreira e Leni Leuckert: reconhecimento pela passagem das seis décadas da instituição de ensino do bairro Coronel Brito (Foto: Carlos Dickow)

A sessão da Câmara Municipal de Vereadores de Venâncio Aires de segunda-feira, 21, teve espaço reservado para a homenagem à Escola 11 de Maio. Localizada no bairro Coronel Brito, a instituição de ensino completou 60 anos no dia 12 de setembro.

A indicação foi do vereador Sid Ferreira (PDT), ex-aluno da escola. Ele destacou a importância do educandário para o bairro e o trabalho da diretora Emerita Furtado e da vice-diretora Leni Leuckert, que foram ao Legislativo para receber o certificado.

Emerita utilizou a tribuna e fez referência a todos profissionais que fizeram parte das seis décadas da 11 de Maio, bem como de ex-estudantes e comunidade escolar. “Acreditamos na escola e na educação. Este é o sentimento que nos move, todos os dias. Ficamos muito felizes e lisonjeadas com este reconhecimento da Câmara”, disse a diretora.

Centro de Eventos em Santa Cruz

A Associação de Entidades Empresariais de Santa Cruz do Sul (Assemp) apresentou, ontem à tarde, o projeto de construção do Centro de Eventos, financiado pela entidade.

O Centro de Eventos de Santa Cruz do Sul estará localizado em área central, no Parque da Oktoberfest. O objetivo é incrementar as atividades direcionados a negócios, turismo e lazer. O investimento estimado na construção do centro é de R$ 10 milhões.

O local poderá receber eventos de qualquer natureza, sejam exposições, shows, palestras, convenções, competições esportivas, festivais gastronômicos, entre outros, ao longo de todo o ano. Saiba mais sobre o projeto clicando aqui.

Deixe um comentário

Digite seu comentário
Digite seu nome