‘Gatos’ na energia

A RGE, empresa responsável pela distribuição de energia em Venâncio Aires realizou 481 inspeções para combater fraudes e furtos de energia no município, em 2019. Nestas operações foram detectadas 110 ligações irregulares, correspondendo a 22,8% do total.

Segundo a empresa, a energia recuperada em Venâncio chega a 192,10 MWh (Megawatt-hora), o suficiente para abastecer 106 residências por um ano. Este comparativo considera um consumo médio de 150 kWh ao mês para cada residência.

Segundo a RGE, as inspeções são realizadas a fim de evitar problemas na rede de distribuição e garantir a segurança da população. A prática mais comum é a ligação direta na rede para o furto de energia, conhecida, popularmente, como ‘gato’. É importante lembrar que as fraudes e furtos de energia são crimes previstos no Código Penal e a pena pode variar de um a quatro anos de detenção.

Gleno Scherer visita a Câmara
Na quarta-feira, 29, a Câmara de Vereadores de Venâncio Aires recebeu a visita do ex-deputado estadual Gleno Scherer. Gleno, que mora em Porto Alegre, foi recebido pela diretora da Câmara, Lovane Fischer, e pelos servidores da Casa, Cristiano Kaufmann e Deise Lirio Ferreira.

Além de ter sido deputado por vários mandatos, Gleno foi vereador, vice-prefeito, presidente da Assembleia Legislativa, assumindo inclusive o cargo de governador em exercício e conselheiro do Tribunal de Contas. Gleno é filho do ex-prefeito de Venâncio, Alfredo Scherer (por quatro mandatos), e irmão do ex-prefeito Glauco Scherer (dois mandatos).

foto: Fernanda Bergmann/ AI Câmara

Boa sorte, Suellen!
A venâncio-airense Suellen da Rosa Schonarth, 19 anos, é a representante da Capital do Chimarrão no Musa do Sol. O concurso começa neste sábado com programação das candidatas e se estende até domingo, 2 de fevereiro, quando ocorre a grande final no balneário Carlos Larger, em Candelária, a partir das 15h. Ela é filha de Sergio Luís Schonarth e Susana Marinesa da Rosa.

O concurso chega à 34ª edição e é considerado o maior evento de beleza do verão no Rio Grande do Sul, status que se consolidou, principalmente, com a extinção do Garota Verão.

Suellen conta com a torcida dos venâncio-airenses, mas quem não puder comparecer no evento poderá acompanhar a transmissão ao vivo pela fanpage Musa do Sol. Venâncio está na torcida!

Foto: Leíne Bertotti/ Divulgação

Capacitação
Está agendada para terça-feira, 4, uma reunião com representantes do setor de recursos humanos das indústrias de Venâncio Aires. O encontro, às 16h, no auditório da Caciva, tem como objetivo apresentar o programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA) – modalidade a distância.

Voltado para o trabalhador da indústria e seus dependentes, o EJA será oferecido para as pessoas que necessitam concluir os estudos nos anos finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º) e Ensino Médio.

Todas as indústrias do município podem participar do encontro. O programa chega a Venâncio por meio de uma parceria entre o Serviço Social da Indústria (Sesi), Caciva e a Prefeitura. Início das aulas está previsto para fevereiro.

Chimanique Literário
Está agendado para o dia 8 de fevereiro, na Figueira Centenária, em Vila Deodoro, o 1° Chimanique Literário. Reservas antecipadas podem ser feitas e são limitadas. O preço é R$ 25 e inclui transporte, chimarrão e lanche.

Deixe um comentário

Digite seu comentário
Digite seu nome