Nova fonte de abastecimento: precisamos debater e agir

Na edição impressa de hoje, a Folha do Mate anuncia que a família Henkes, de Mato Leitão, se propõe a doar uma área, de 20 hectares, às margens da RSC-453, para que seja construído um reservatório de água. A família deseja que esse seja o pontapé para que uma obra saia do papel, efetivamente.
O cenário crítico dos últimos dias, que levou a Prefeitura de Venâncio Aires a decretar racionamento de água, reacendeu a necessidade de debater alternativas eficazes e projetos viáveis.
As campanhas de conscientização são importantes para alertar sobre o uso racional, mas precisamos avançar e garantir uma alternativa para o futuro. É diante de mais um verão de escassez hídrica e com convicção de que esse tema tem urgência na comunidade, que a Folha do Mate e a Terra FM colocam em pauta o abastecimento, mais uma vez. Queremos abrir espaço, nas páginas da Folha e nos microfones da Terra FM, para discutir, ouvir lideranças e também cobrar um projeto alternativo e que possa sair do papel o quanto antes. Na quinta-feira, 20, voltaremos a abordar o tema.

Corsan trabalha para afastar possibilidade de desabastecimento

A severa e prolongada estiagem que o Rio Grande do Sul está enfrentando vem provocando a diminuição do nível de muitos mananciais, o que dificulta a captação de água para o abastecimento das cidades. É o que acontece em Venâncio Aires.
Conforme a Corsan, a vazão do arroio Castelhano, onde é feita a captação de água para o município, diminuiu de uma média normal de 160 litros por segundo para cerca de 115 litros por segundo. Por causa desse cenário preocupante, a Corsan está implementando uma série de ações para minimizar os efeitos da falta de chuva. Na sexta-feira, 14, a estatal fez um barramento provisório no arroio Castelhano, abaixo da barragem de nível. Também está trabalhando na reativação de um poço na região central da cidade e na montagem e operação de mais dois poços.

  • Chuva, chuva
    Depois de dias de intenso calor, a esperada chuva chegou no entardecer de domingo, 16. A exemplo dessa segunda-feira, 17, a previsão indica pancadas ao longo desta semana. Teve muita gente que levou baldes ‘para a rua’ para garantir água para atividades domésticas.

“Estamos prontos para receber o governador em Venâncio”

Governador Eduardo Leite postou sobre a UTI pediátrica em sua conta, no Instagram (Reprodução/FM)

Depois de um período de isolamento, em função de ter positivado para Covid-19, o governador Eduardo Leite está com algumas agendas represadas. Mesmo assim, a expectativa é de que ele confirme visita a Venâncio Aires nesta semana.
Ontem pela manhã, o prefeito de Venâncio Aires, Jarbas da Rosa, voltou a falar com a secretária estadual de Saúde, Arita Bergmann, que é quem está articulando a agenda do chefe do Executivo gaúcho. Ela assegurou esforços para incluir na agenda a visita do governador ao município, mas ainda não há data e horários confirmados.
A ideia é que ele esteja em Venâncio na quinta-feira, 20, feriado de São Sebastião Mártir, para oficializar o início das obras de implementação da UTI Pediátrica junto ao Hospital São Sebastião Mártir. A obra terá investimento de mais de R$ 3 milhões do Governo do Estado. “Estamos prontos para receber o governador. Inclusive a placa está quase pronta”, disse Jarbas. O layout da placa que o prefeito se refere foi compartilhado pelo governador no fim de semana, em suas redes sociais (foto).

Há um ano, a primeira dose contra a Covid-19 era aplicada em Venâncio

Aplicação da primeira dose foi registrada na capa da edição impressa do dia 21 de janeiro de 2021

Nesta quarta-feira, 19, Venâncio Aires completa 1 ano da primeira aplicação da vacinação contra a Covid-19. Em 19 de janeiro de 2021, véspera de feriado de São Sebastião Mártir, a técnica em Enfermagem Mariéli Marth foi a primeira profissional de saúde a ser imunizada no município. A dose foi aplicada pela enfermeira Patrícia Durante.
O ato marcou o início de um cronograma vacinal extenso e que ainda mobiliza a população. Amanhã, exatamente um ano depois da aplicação da primeira dose, Venâncio Aires terá mais um 19 de janeiro histórico no enfrentamento da pandemia: o início da vacinação das crianças de 5 a 11 anos. A história continua. A imunização continua e precisa continuar.

Aumenta número de coletas no Posto de Testagem para Covid

Em funcionamento há uma semana, o Posto de Testagem para Covid-19, estruturado junto à academia da Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Gressler, já teve aumento no número de coletas realizadas diariamente. Segundo o secretário de Saúde, Tiago Quintana, na sexta-feira, 14, mais um profissional passou a integrar a equipe do local.
“Isso aumentou a capacidade em 20%. Na sexta-feira, por exemplo, foram quase 130 testes feitos. Hoje [ontem] deve girar em torno disso no fim do dia”, comentou. Ele ainda destaca que o Município enfrenta dificuldade por causa do período de férias dos profissionais e de outros que testaram positivo para o coronavírus, mas que, na medida do possível, pretende ampliar a equipe que atende no local.

Metade dos testes dá positivo

Conforme o secretário de Saúde, Tiago Quintana, 50% das pessoas que procuram pelo Posto de Testagem estão positivando para a Covid-19. No início da semana passada, esse percentual era de aproximadamente 30%. Quintana ainda avalia que a procura por vacina contra a Covid-19 no mutirão realizado no sábado, 15, no Pavilhão de Eventos São Sebastião Mártir, foi muita baixa, com 345 doses aplicadas. No dia 8, quando a atividade ocorreu na Travessa São Sebastião Mártir, foram 745 pessoas vacinadas.

16ª Fenachim já tem 60% dos espaços comerciais reservados

Faltam quatro meses para a 16ª Festa Nacional do Chimarrão (Fenachim) e a comercialização dos espaços comerciais está a todo vapor. Até agora, 60% dos espaços comerciais do evento já estão reservados. A informação é do coordenador de Exposições Comerciais e Industriais da 16ª Fenachim, Marcos Hüttmann, durante entrevista à Terra FM. “A receptividade está muito boa, até pela realidade que estamos vivendo, com o aumento de casos de Covid-19”, avalia. Segundo ele, a maioria das empresas que reservaram espaços, até agora, é de Venâncio Aires.
A Fenachim está programada para ocorrer 5 a 8 e 11 a 15 de maio, no Parque Municipal do Chimarrão.

Festa do padroeiro começa quinta

Com foco na programação religiosa, começa na quinta-feira, 20, feriado municipal, a 146ª Festa de São Sebastião Mártir, o padroeiro de Venâncio Aires.
Considerada uma das maiores festas religiosas do Rio Grande do Sul, a Festa do Bastião se estende até domingo, 23. Todos os shows musicais foram cancelados em função do aumento de casos de Covid-19.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques