Número de casos novos de coronavírus reduz na última semana de maio

A última semana do mês de maio encerrou com uma média menor de novos casos de coronavírus em Venâncio Aires. A análise integra o levantamento de dados feito pelo projeto ObservaDR-Covid-19, ligado à Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc).

Segundo os pesquisadores, de uma média de 45 novos casos entre a segunda e a terceira semana de maio, apenas 16 novos casos foram registrados na última semana do mês.

Da primeira para a segunda semana de análise aumentaram 44 casos (de 75 para 119); e da segunda para a terceira semana foram 47 casos novos (de 119 para 166). “Apesar de uma notícia positiva, o ObservaDR continua alertando a população sobre a importância de seguir as orientações de distanciamento social e higiene. Apenas com medidas preventivas será possível controlar e reduzir ainda mais o número de casos no município de Venâncio Aires”, destaca o relatório.

Novos casos de coronavírus
Mapa mostra a evolução da doença nos bairros e localidades de Venâncio Aires

Nos bairros

O ObservaDR em conjunto com a Prefeitura de Venâncio Aires também atualiza a evolução de casos por bairros e localidades do município. O último mapa mostra que o vírus continua se difundindo rapidamente nos bairros Coronel Brito (40 casos) e Centro (23 casos).

Segundo os pesquisadores, o crescimento de casos no bairro Coronel Brito pode estar associado à grande concentração de população idosa, assim como alto percentual de domicílios com cinco ou mais moradores e menor poder aquisitivo. “Já o bairro Centro conta com um elevado número de casos em função da alta concentração de pessoas na região, assim como, também, grande quantidade de pessoas com mais de 60 anos”, diz a análise.

No interior

No relatório do ObservaDR também é possível identificar entre os novos casos de coronavírus, a dispersão do vírus para a área rural de Venâncio Aires, na última semana do mês de maio. Além dos casos registrados na sede, o 4º Distrito (Vila Santa Emília) registrou cinco casos e o 9º Distrito (Vila Estância Nova) contabilizou dois casos.

Vila Mariante, Vila Palanque, Centro Linha Brasil e Vila Deodoro também aparecem no levantamento com um caso em cada distrito.

Deixe um comentário

Digite seu comentário
Digite seu nome