Reflexos do incêndio na Beira Rio

Foto registrada por Alvaro Pegoraro mostra que, na tarde de ontem, a fumaça ainda tomava conta na fábrica da Beira Rio

Na semana de aniversário de Mato Leitão, uma notícia que entristece toda a comunidade local e também regional. A Beira Rio, maior empresa do município, foi atingida por um incêndio. A situação provocou uma onda de preocupação e tristeza.

Ontem à tarde, conversei com o secretário municipal de Finanças, Cleberton Ferreira da Silva, que destacou a importância econômica e social da empresa para o município. É a empresa com maior retorno de impostos e que gera mais de 800 empregos.
Em reportagem especial, publicada em agosto do ano passado, a Folha destacou esta representatividade e mostrou que além de empregar, a empresa garante renda em vários segmentos: transporte, comércio, restaurante, ateliês. Sim, ela influencia em grande parte a rotina da Cidade das Orquídeas.

A cidade-mãe, Venâncio Aires, também sente os reflexos, afinal, estima-se que, em torno de 500 empregados são moradores da Capital do Chimarrão. É hora de união de esforços, entre empresa e gestores públicos, para que, em breve, a empresa possa ser reerguida e continuar sendo o ‘pulso’ que dá ritmo a Mato Leitão.

Chimarrão: cada um com o seu
Diante do avanço do coronavírus, nunca é demais reforçar os cuidados com o chimarrão, nosso mate amargo de todos os dias.

A infectologista Sandra Knudsen reforça que não é preciso parar de tomar chimarrão, mas evitar de partilhar a mesma bomba e cuia. “O ideal seria cada um usar a sua cuia ou a sua bomba”.

Cuidado na hora das compras
Folha do Mate perguntou para a infectologista Sandra Knudsen, que atua em Venâncio Aires, quais são os cuidados que devemos adotar na hora das compras, especialmente na hora de adquirir legumes e frutas, que estão soltos para que o próprio consumidor escolha as unidades.

Segundo a médica, o mais efetivo é usar álcool gel antes e depois de entrar no local e não tocar o rosto com as mãos durante as compras. “E os estabelecimentos fazerem higienização com álcool de carrinhos, cestos, prateleiras com frequência”, destaca.

A mesma orientação é com relação aos restaurantes. Na hora de fazer refeições fora de casa, use álcool gel antes de se servir e antes de começar a comer.

Corrida pelo álcool gel
As repórteres Ana Carolina Becker e Rosana Wessling estiveram, na tarde de ontem, em algumas farmácias de Venâncio Aires. Nos estabelecimentos visitados, todos os frascos de álcool gel já tinham sido vendidos.

As repórteres presenciaram um movimento significativo. Em minutos, dezenas de pessoas entraram em uma farmácia, no bairro Gressler, em busca de álcool gel. Além disso, muitas pessoas estão comprando medicamentos, principalmente, antitérmicos e analgésicos.
Isso mostra que as pessoas estão preocupadas. É hora de se prevenir!

Evitem o contato das crianças sintomáticas com avós e avôs
Segundo a Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Sul (SPRS), estudos mostram que as crianças estão mais protegidas contra o coronavírus. No entanto, isso não significa que os cuidados devam ser menores. Pelo contrário. Segundo o médico pediatra e diretor da SPRS, Benjamin Roitman, as crianças são de baixo risco para a doença grave.

Porém, assintomáticas ou oligossintomáticas, são transmissoras do vírus. “Se a criança adoecer não se deve deixar sob cuidado dos avós, estes, sim, um público de alto risco. Também estamos recomendando que, se possível, evitem a creche ou escolinha neste período.”


“A manutenção normal do trabalho público é imprescindível em um momento como este. Precisamos, enquanto funcionários do Poder Executivo, estarmos atentos e prontos para auxiliarmos nossa comunidade, que sofre com as restrições impostas por esta doença que está assolando diversas cidades e países em todo o mundo.”
GIOVANE WICKERT
Prefeito de Venâncio Aires sobre o coronavírus e o trabalho do poder público.


Material de prevenção sobre o coronavírus
A Prefeitura de Venâncio Aires colocou à disposição de empresas e comércios, materiais didáticos de prevenção da doença. Quem tiver o interesse de utilizar os mesmos podem solicitar com o Setor de Comunicação da Prefeitura, através do telefone 3983 1000, ramal 243.

 

 

 

Deixe um comentário

Digite seu comentário
Digite seu nome