Rodeio no Parque neste fim de semana

O mês dos gaúchos encerra com um grande evento na Capital do Chimarrão. Neste fim de semana ocorre a Festa Farroupilha do CTG Lenço Branco e Piquete Cavaleiros da Estrada, no Parque Municipal do Chimarrão. O evento, que ocorreria na segunda-feira, 20, foi transferido para esse fim de semana, em função da previsão de mau tempo do último fim de semana. A festa, que integra a programação oficial da Semana Farroupilha de Venâncio Aires, tem apoio da Administração Municipal e da Associação Tradicionalista Venâncio-Airense (ATVA).
Conforme o patrão do CTG Lenço Branco, Jonas Heinen, a programação inicia neste sábado, 25, às 13h30min, e terá seguimento no domingo, 26. Provas de laço individual, duplas, trios e também de outras categorias estão previstas. O público que deseja prestigiar o rodeio tem acesso livre ao Parque, desde que apresente a carteira de vacinação na entrada.

Um momento para eternizar

Neste ano, os festejos Farroupilhas de Venâncio Aires tiveram como patrona a tradicionalista e colunista de Cultura Gaúcha da Folha do Mate, Beatriz Colombelli. A patrona viveu um momento muito especial na segunda-feira, 20, Dia dos Gaúchos.
No encerramento da programação, na sede do CTG Chaleira Preta, Bea teve oportunidade de realizar um desejo pessoal: carregar a centelha da Chama Crioula a cavalo.
O momento foi regado de emoção e simbologia, afinal, uma das imagens mais marcantes de Anita Garibaldi, homenageada com o tema dos festejos deste ano, é justamente ela andando a cavalo. Exemplo disso é a obra ‘Fuga de Anita Garibaldi a Cavalo’, um quadro do início do século passado, que está exposto no Museu Histórico Farroupilha, no município de Piratini.

Divulgação

Fenachim busca patrocínios

A 16ª Festa Nacional do Chimarrão (Fenachim) está programada para maio de 2022. A menos de oito meses para o evento, a busca por apoiadores e patrocinadores da festa é uma das prioridades. Desde que o presidente da festa, Vilmar de Oliveira, foi anunciado, uma comissão de captação de recursos também foi nomeada. O próprio prefeito de Venâncio Aires, Jarbas da Rosa, vem participando das agendas e apresentando o plano de patrocínio desta que é uma das maiores festas do Rio Grande do Sul. Nos últimos dias, em agendas com as cooperativas Dália, Languiru e também com o futuro presidente da Assembleia, o deputado Valdeci Oliveira (PT), Jarbas aproveitou a oportunidade para encaminhar parcerias para a festa.

Emancipação de Palanque

A Comissão de Emancipação da Vila Palanque agendou para o dia 13 de novembro, às 20h, um evento para celebrar os 20 anos da criação do grupo. A comissão lutou muito pela emancipação do sexto distrito de Venâncio Aires, mas com mudanças na legislação no passar dos anos, viu o sonho ficar mais distante. “A emancipação é um sonho, sempre foi o maior objetivo do grupo, porém, o laço de amizade que criamos nos dá a certeza que valeu a pena dar início a esta luta”, diz trecho do convite enviado à Folha do Mate.

Miss RS

A cidade de Estrela sedia a programação do Miss Universo Rio Grande do Sul neste fim de semana. O evento elegerá a representante gaúcha no Miss Brasil. Ao todo, 13 candidatas disputam a coroa. O município foi escolhido por ser a cidade natal da atual Miss RS, Bianca Bianca Scheren. Neste fim de semana as candidatas gravam cinco episódios do concurso, que tem formato de reality show. A vencedora será anunciada dia 3 de outubro, pelo canal do Miss Universo, no YouTube.

Soberanas da Fenachim realizam campanha de Dia das Crianças

As soberanas de todas as edições da Festa Nacional do Chimarrão (Fenachim) promovem mais uma etapa do projeto Soberanas em Ação. Depois de realizarem uma ação social na Páscoa, está em andamento uma campanha solidária para marcar o Dia das Crianças, comemorado no dia 12 de outubro.
A comunidade em geral é convidada a fazer sua doação, a partir de R$ 5, via PIX, que é um meio de pagamento eletrônico instantâneo. A chave para transferência, via aplicativo, é o e-mail [email protected] Os valores serão enviados para conta de Roberta Schenkel Gomes, soberana da 7ª Fenachim, que foi autorizada e é a responsável pelo controle financeiro da campanha, a exemplos de ações anteriores.
Todo valor arrecadado será revertido na compra de brinquedos e jogos educativos para crianças, de até 12 anos, atendidas por entidades e projetos sociais de Venâncio Aires.
Para essa campanha ganhar ainda mais força, as candidatas a soberanas da 16ª Fenachim também estão engajadas na divulgação e incentivo da comunidade a colaborar.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques