Seis meses de pandemia

Foto: Freepik.com

Nesta semana, os venâncio-airenses completam seis meses em meio a diversas restrições e protocolos sanitários em função da pandemia do novo coronavírus. Seis meses históricos, turbulentos e repletos de desafios na saúde, na economia, na educação.

Em 20 de março o prefeito Giovane Wickert anunciou o primeiro decreto de calamidade pública. Porém, antes disso, na tarde do dia 13 de março, a Secretaria de Saúde já se reunia com os presidentes dos grupos da Terceira Idade e acordava a suspensão dos bailes. Depois disso, não demorou muito para confirmar o primeiro caso da doença em Venâncio: foi em 13 de abril.

A suspensão dos bailinhos foi apenas uma de tantas restrições que marcariam uma mudança radical de hábitos e uma força-tarefa para combater o inimigo invisível. Quando poderíamos imaginar que circularíamos por aí usando máscara?

Após meio ano, dados apontam para uma tendência de queda nos números de novos casos, internações e óbitos. Dados trazidos em reportagem da Folha do Mate publicada no último sábado, 12, indicam a desaceleração do vírus no município. Os picos foram registrados em maio e agosto.

Depois de seis meses, a retomada das atividades começa acontecer de forma gradual e com rígidos protocolos de higiene. Nesta segunda-feira, 14, novas flexibilizações foram anunciadas, entre elas, a possibilidade de realizar eventos em casas de festas infantis – com orientação até para a hora do ‘Parabéns a você’ e a volta das famosas galinhadas beneficentes, tão tradicionais e simbólicas na nossa comunidade.

FGTS e wi-fi

A partir desta quinta-feira, 17, das 13h às 16h, no posto de saúde de Vila Mariante, voluntários da Defesa Civil farão plantões de atendimento para auxiliar e orientar os moradores na instalação do aplicativo e envio dos documentos para encaminhar o FGTS, junto à Caixa Econômica Federal. Os atingidos pela enchente do mês de julho têm até o dia 17 de novembro para realizar o encaminhamento via aplicativo de celular.

Para isso, a Prefeitura anunciou, ontem, que a Secretaria Municipal de Saúde disponibilizará wi-fi gratuito para os moradores que estiverem com dificuldades de sinal em suas residências. Todo o processo será realizado somente pelo celular de cada morador.

  • Datas dos plantões
    Setembro – Dias: 17; 22; 24 e 29.
    Outubro – Dias: 01; 06; 08; 13; 15; 20, 22 e 29.
    Novembro – Dias: 05 e 12.

Contabilidade eleitoral

O debate em torno das eleições municipais tem sequência nesta quarta-feira, 16, com a quarta edição do programa ‘Seu Voto, Sua Voz’, um projeto da Folha do Mate e Terra FM.
O entrevistado desta semana é o contador André Gerlach, sócio-administrador da AD Contec Contabilidade. Gerlach, que é delegado do Conselho Regional de Contabilidade do RS em Venâncio Aires desde 2014, vai falar da contabilidade eleitoral, com destaque para o limite de gastos e a prestação de contas dos candidatos a prefeito e vereador.

Seu Voto, Sua Voz é apresentado todas as quartas-feiras, ao ao vivo pela rádio Terra FM e pelas páginas da Folha, da Terra e da Sultel Internet e Telecomunicação, no Facebook, das 19h às 21h.

Arroz

Ministra da Agricultura, Tereza Cristina confirmou que o governo vai suspender a Tarifa Externa Comum (TEC) para a importação do arroz para conter a alta dos preços do produto no mercado interno.

O preço médio de um pacote de arroz de 2kg, em Venâncio Aires, segundo levantamento mensal da Folha, é de R$ 9,02. Em janeiro, a média do mesmo produto era de R$ 5,12.

Deixe um comentário

Digite seu comentário
Digite seu nome