Semana dos gaúchos

Na Semana Farroupilha, a tradição dos gaúchos, inclusive os de apartamento, é tirar do armário suas pilchas e vivenciar os costumes do Rio Grande do Sul. Na semana mais gaúcha do ano, até quem não pertence a alguma entidade tradicionalista, demonstra seu orgulho de viver aqui.

Nas escolas, diversas atividades e trabalhos são programados com o intuito de disseminar a história e as tradições do povo gaúcho. Para entrar no clima, a garotada capricha na indumentária e muitos alunos vão para a escola devidamente pilchados.

É o caso das irmãs Maria Luísa, 4 anos e Maria Clara, 10 anos, que foram à escola nesta terça-feira, 17, vestidas de prenda. As estudantes do pré I e do 4° ano do Colégio Gaspar Silveira Martins são filhas de Mirele e Cássio Silva.

Segundo a mãe, a escola optou em liberar do uso do uniforme durante toda a semana, promovendo atividades diversas, entre elas, uma mateada nesta quinta-feira, 19, véspera de feriado. O mate não pode faltar, não é mesmo!

Tradicionalismo e o comércio
Ontem pela manhã estive em uma loja especializada em comércio e confecção de peças da indumentária gaúcha, de Venâncio Aires. Como esperado para a Semana Farroupilha, presenciei um movimento acima da média. Muitas pessoas procurando peças para alugar ou renovando as bombachas, botas e vestidos de prenda.

Aliás, este é um comércio importante para Venâncio Aires, uma cidade que respira tradicionalismo o ano inteiro. A Capital do Chimarrão possui 13 entidades devidamente formalizadas e integrantes da Associação Tradicionalista Venâncio-Airense (ATVA).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques