Semana para enaltecer as lutas e o protagonismo das mulheres

Todo dia é dia de destacar e refletir sobre respeito e valorização das mulheres. Porém, nesta semana, que culmina com o Dia Internacional da Mulher, celebrado no domingo, 8 de março, o tema fica ainda mais em evidência.

Diversas atividades, eventos, campanhas, inclusive no comércio, são organizados para enaltecer o papel das mulheres. Em Venâncio Aires, sindicatos, empresas, entidades e poder público estão envolvidos em atividades, entre elas, o Seminário em Defesa da Mulher, que ocorre nesta sexta-feira, 6, na Câmara de Vereadores e terá como tema as causas e consequências da violência doméstica.

O evento é organizado pelo Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Mulher com apoio do Rotary Club Venâncio Aires e da Prefeitura.

Receita espera 9,3 mil declarações do Imposto de Renda em Venâncio

Começou na segunda-feira, 2, o prazo para entrega da declaração do Imposto de Renda 2020. Em Venâncio Aires, a expectativa é de que 9,3 mil contribuintes façam a declaração neste ano.

Segundo o auditor fiscal e delegado da Delegacia da Receita Federal em Santa Cruz do Sul, Leomar Padilha, somente no primeiro dia do prazo, 245 contribuintes de Venâncio Aires realizaram a declaração, o que corresponde a 3% da meta para 2020. O prazo encerra dia 30 de abril.

Vale lembrar que precisa declarar todos aqueles que receberam mais de R$ 28.559,70 em 2019 de salário, aposentadoria, aluguel ou outras rendas tributáveis.

Investimentos da Dália na região
O setor avícola é o mais jovem na Dália Alimentos e os investimentos em diversas cidades da nossa região mostram a força do segmento, inclusive para Venâncio Aires, onde está em fase final as obras do condomínio erguido na localidade de Linha 17 de Junho. A criação de aves cresceu muito nos últimos anos no município e vem se consolidando como importante matriz econômica.

Mas, antes da inauguração de Venâncio, que ainda não tem data, é a cidade-irmã, Mato Leitão, que deve inaugurar o seu condomínio avícola. A previsão é de que a solenidade ocorra na segunda quinzena deste mês, segundo informado pela assessoria de imprensa da Dália.

Em Vespasiano Corrêa será dia 17; em Encantado no dia 30 de março e em Anta Gorda a entrega ocorre dia 24 de abril.

Lista pública de medicamentos
Tramita na Câmara de Vereadores de Venâncio Aires projeto de lei que exige da Prefeitura a divulgação pública de uma lista de todos os medicamentos disponíveis aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Segundo a proposta da presidente da Câmara, Helena da Rosa (MDB), e do vereador do PDT, Tiago Quintana, os dados seriam disponibilizados no site da Prefeitura, afixados na Farmácia Municipal e também nas unidades básicas de saúde. Na lista constariam os medicamentos disponíveis e faltosos.

“Muitas pessoas carentes acabam gastando seus recursos para comprar medicamentos ou para vir até o Centro, enfrentar fila, quando a informação poderia estar facilmente disponível. […]Transparência pública é dever dos governantes e direito dos cidadãos”, destaca Tiago Quintana, por meio da assessoria de imprensa.

O projeto de lei prevê ainda que, em caso de falta de algum medicamento, o Executivo disponibilize além desta informação, a previsão de chegada do remédio.

 

Deixe um comentário

Digite seu comentário
Digite seu nome