Setembro Amarelo

Setembro não é lembrado, apenas, como o mês dos gaúchos. Além dos festejos farroupilhas, o mês ‘9’ é marcado pelas ações e reflexões do Setembro Amarelo. A campanha foi criada para alertar e destacar a importância da prevenção do suicídio. Venâncio Aires, conhecido nacionalmente como uma dos municípios com mais casos no Brasil, inclusive integrou o projeto-piloto do Observatório de Análise da Situação do Suicídio no Rio Grande do Sul, no ano passado. A cada ano, o Setembro Amarelo ganha mais atenção da comunidade. Mas ainda é preciso avançar nas ações preventivas.

O suicídio é tido por especialistas como um fenômeno multicausal, logo, não se pode atribuir os casos a uma única situação. No passado se atrelou muito os casos aos pesticidas utilizados no cultivo do tabaco, mas sabe-se que a situação é muito complexa. Venâncio já registrou muitos casos envolvendo pessoas que nem mesmo trabalharam em uma lavoura.
Neste mês, dedicado à conscientização e prevenção, destaco aqui a atuação do Centro de Valorização da Vida (CVV), que oferece apoio emocional gratuito a pessoas que estejam em sofrimento.

O atendimento ocorre todos os dias, pelo telefone 188. Também é possível buscar ajuda com profissionais nos postos de saúde ou nas unidades dos Caps.

Segundos dados do CVV, a cada 45 minutos um brasileiro tira a própria vida. Esse número é alto e para combatê-lo precisamos quebrar tabus e, mais do que isso, falar sobre o assunto. Com responsabilidade!

Programação ‘pela vida’ em Venâncio

Secretário Municipal de Saúde de Venâncio Aires, Ramon Schwengber confirma programação especial para marcar o Setembro Amarelo em Venâncio Aires. A Semana de Promoção da Vida e Prevenção do Suicídio de Venâncio Aires ocorrerá de 17 a 27 de setembro.

Entre as atividades está uma caminhada em defesa da vida, no dia 25 de setembro. A atividade, no centro da cidade, reunirá profissionais, pacientes atendidos nas unidades de saúde, familiares, gestores, mídia e a comunidade em geral.

Além disso, no dia 27 de setembro, ocorre o 1º Seminário Municipal de Promoção da Vida e Prevenção do Suicídio, na Câmara de Vereadores.


Santinhos
A temporada de campanha eleitoral está aberta! Desde ontem, nas redes sociais e em grupos de WhatsApp estão sendo publicados santinhos de propaganda eleitoral dos candidatos do Conselho Tutelar de Venâncio Aires.
Esta será a segunda eleição desde que a escolha dos conselheiros, em todo país, passou a ser através de voto direto do eleitor. A primeira vez foi em 2015, quando foi eleito o Conselho para a gestão 2016/19.

No dia 6 de outubro, de forma facultativa, mas para uma escolha de extrema importância para a nossa comunidade, todos eleitores vão às urnas para ajudar a escolher o grupo que atuará no Conselho pelos próximos quatro anos. Na última votação, em 2015, somente 3.144 votos foram validados de uma população eleitoral de mais de 50 mil pessoas.
Na página 5 desta edição, na matéria da jornalista Débora Kist, confira os nomes dos 22 candidatos que estão na disputa dos cargos. Serão eleitos cinco titulares e cinco suplentes.

Conhecendo o Poder Legislativo
Vereadora Helena da Rosa (MDB) apresentou nesta semana, o projeto de lei “Conhecendo o Poder Legislativo”. A intenção é incentivar alunos das escolas da rede pública e particular a visitarem a Câmara e conhecerem um pouco mais sobre o Poder Legislativo. “Estimular o civismo, desenvolver a cidadania, expandir o conhecimento dos estudantes acerca das funções exercidas pelo Poder Legislativo, além de proporcionar a integração entre Vereadores e alunos, por meio de conversas educativas que contribuam na formação de futuros eleitores sérios e comprometidos”, justifica a parlamentar.

No projeto, a vereadora sugere o agendamento das visitas para que os grupos escolares possam ser melhor acompanhados e que os vereadores sejam comunicados caso queiram acompanhar a atividade.

Deixe um comentário

Digite seu comentário
Digite seu nome