Setor de aves em alta

Vem crescendo, nos últimos anos, o número de agricultores que estão apostando no setor avícola em Venâncio Aires e microrregião. A informação é do responsável pela Inspetoria de Defesa Agropecuária de Venâncio Aires, Antônio Werner, que participou do programa Terra em Uma Hora nessa segunda-feira, 9.

Somente neste ano, a Inspetoria já realizou avaliações para instalação de novos aviários em 14 propriedades, sendo dez em Venâncio e quatro em Vale Verde. Muito disso se deve à participação das cooperativas que vêm fomentando esses investimentos e contribuindo com a diversificação em municípios que, há décadas, se destacam pela produção de tabaco. O setor avícola já é a segunda matriz produtiva de Venâncio Aires. Aliás, na lista dos 100 maiores produtores rurais por retorno de ICMS, os três primeiros do ranking são avicultores, todos de Linha Herval.

Vem aí, as lâmpadas de LED

Uma ‘amostra’ do sistema que promete modernizar a iluminação pública de Venâncio Aires foi instalada na avenida principal do Parque Municipal do Chimarrão. Trata-se da substituição de lâmpadas tradicionais de vapor de sódio por lâmpadas de LED.
Na tarde de ontem, a Prefeitura de Venâncio Aires anunciou que a primeira remessa destas luminárias deve chegar no município até o fim de setembro. Ao todo, 3.050 unidades serão instaladas no Acesso Dona Leopoldina, Acesso Grão-Pará, rua Osvaldo Aranha, Avenida Rupperti Filho e também em Vila Mariante. Juntos, esses locais devem contemplar 10.850 pontos de iluminação catalogados pelo setor de eletrificação da Prefeitura.
O projeto de iluminação terá um investimento de quase R$ 2,2 milhões, oriundos do fundo da Contribuição de Iluminação Pública (CIP). A previsão é de que a substituição do material, nestes locais, seja concluída até o fim deste ano. A remoção das lâmpadas antigas de 250 watts e instalação do suporte e fiação para receber as lâmpadas de LED já começou em Venâncio Aires. A força-tarefa iniciou no sábado, 7, na Avenida Rupertti Filho.
Nesta primeira etapa, destaque para os dois caminhódromos da cidade. A iluminação vai garantir mais segurança para quem utiliza esses espaços para caminhadas e corridas.

Mate curto…

RSC-287 – Está agendado para 1º de setembro, quarta-feira, a data para a empresa Rota de Santa Maria assumir, oficialmente, a administração da RSC-287.

Turismo – As 16 candidatas a soberanas da Fenachim participaram, no último fim de semana, de uma visita a pontos turísticos de Venâncio Aires. Depois da recepção no Centro de Atendimento ao Turista (CAT), elas visitaram a igreja São Sebastião Mártir e seguiram para o interior. O trajeto contemplou o mirante Lauro Erdmann, a Figueira Centenária, a Chácara do Mel e a Escola do Chimarrão.

Desfile – Está confirmado para o 20 de setembro, Dia dos Gaúchos, o desfile farroupilha na rua Osvaldo Aranha, a partir das 9h.

Frio – Depois do calorão fora de época, prepare-se para o retorno do frio. A partir de hoje, as temperaturas voltam a despencar no RS.

Hora de projetar as metas para os próximos quatro anos

Está programada para hoje e amanhã, a apresentação das principais metas e programas de governo municipal de Venâncio Aires para os próximos quatro anos. A base do Plano Plurianual (PPA), que será avaliado pela Câmara de Vereadores nas próximas semanas, será apresentada à população em duas audiências públicas virtuais, a partir das 18h. As reuniões serão transmitidas pela página da Prefeitura, no Facebook.

O PPA é um documento que define as prioridades da Administração Municipal. Nele consta o planejamento de como serão executadas as políticas públicas em diversas áreas. Em Venâncio Aires, o próximo PPA terá vigência de 2022 até 2025. Ao todo, são 44 programas divididos em quatro eixos: Econômico, Social, Gestão e Infraestrutura e Meio Ambiente.
É fundamental que a comunidade participe e encaminhe suas sugestões. Fazer parte deste processo é um ato nobre de cidadania e uma oportunidade de acompanhar, de perto, os investimentos públicos que serão projetados para os próximos anos.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques