Valores que não têm preço

Foto: Rosana Wessling

Uma conhecida frase nos faz refletir sobre a diferença de preço e valor. Preço é aquilo que pagamos; valor é o que levamos, carregamos, construímos. Um exemplo claro de valor é a criação do pequeno Estevão Mateus, 3 anos, que acompanha as lidas da lavoura ao lado dos pais Carmem e Rosmar Penck. A família é uma das poucas que têm certificação para cultivo de orgânicos, em Venâncio Aires.

Nesta semana, a repórter Rosana Wessling esteve na localidade de Linha Isabel, interior de Venâncio, para conhecer mais sobre a nova aposta da família Penck que iniciará a comercialização dos produtos orgânicos nas feiras da Cooprova, na próxima semana.

Foi lá, com o pé no barro com ela costuma falar, que a repórter conheceu o “pequeno produtor”. O filho do casal acompanha diariamente a rotina dos pais, na agricultura. No dia da entrevista, fez questão de acompanhar a conversa, apesar do frio que fazia na manhã da quarta-feira, 29. Detalhe: usando o dialeto alemão para se comunicar com Rosana.

Este é um exemplo da importância de ‘plantar’ e cultivar valores. São esses ensinamentos que contribuem para a formação de um jovem com amor ao campo e são esses incentivos que contribuem para a futura sucessão familiar.

Um ano do Terra em Meia Hora

O programa jornalístico Terra em Meia Hora, produzido pela Terra FM em parceria com a Folha do Mate, completa um ano neste sábado, 1º de agosto. O programa vai ao ar de segunda a sexta-feira, a partir das 12h, com entrevistas ao vivo dos principais fatos e destaques de Venâncio Aires e região. Em função da pandemia, o programa foi estendido e encerra às 13h, contemplando os destaques do esporte. Além da transmissão ao vivo pela 105,1 FM, o Terra em Meia Hora é transmitido pelo Facebook, nas páginas da Folha e Terra.

Foto: Reprodução/FM

A atração, que inaugurou um novo formato de programas de rádio em Venâncio Aires, conta com participação de jornalistas da Folha do Mate e Terra FM. Apresentado pelo jornalista Carlos Roberto de Oliveira, o programa também conta com participação diária do diretor e comunicador da Terra FM, Daniel Heck, do jornalista e produtor Cristiano Wildner e dos comunicadores Ismael Stürmer e Binho Nunes. Em formato de rodízio, a bancada também conta com a atuação dos editores da Folha do Mate, Letícia Wacholz, Carlos Dickow e Juliana Bencke.

Retomada das aulas

Em consulta feita pelo Governo do Estado com entidades de 441 municípios, a maioria votou na sugestão de retomar o ensino presencial em cinco etapas. Os ensinos Médio e Técnico seriam os primeiros a retomar as atividades. Em seguida, os anos finais do Fundamental (do 6° ao 9° ano), os iniciais do Fundamental (do 1° ao 5° ano), o Superior e, por último, a Educação Infantil (creche e pré-escola). Essa proposta recebeu 679 votos (89,5%), de um universo de 759.

Segundo a secretária de Educação de Venâncio Aires, Alice Theis, não tem data prevista para o retorno das atividades presenciais nas escolas. O município aguarda a decisão do Estado.

Deixe um comentário

Digite seu comentário
Digite seu nome