Vamos ajudar?

A Broto Sova 2018, Lívia Haas Heinen, está realizando uma campanha de arrecadação de leite e farinha. Os itens arrecadados serão repassados para as crianças da ONG Parceiros da Esperança (Paresp), de Venâncio Aires. Qualquer quantidade é bem-vinda.

Essa ação faz parte das atividades do concurso Broto Rio Grande do Sul que elegerá a vencedora da 49ª edição nos dias 27 e 28 de setembro, em Canoas. Esta iniciativa mostra que um concurso pode mostrar muito mais do que beleza e simpatia à nossa comunidade, mas fazer a diferença com uma ação solidária. O recolhimento segue até o dia 9 de setembro e as doações podem ser entregues na Sova, na agência do Banrisul e também no Colégio Bom Jesus. Vamos ajudar?

Traje das soberanas

Durante entrevista ao programa jornalístico Terra em Meia Hora nesta sexta-feira, 16, na Terra FM, a presidente da 15ª Fenachim, Cleiva Giovanaz Heck, manifestou sua opinião sobre os trajes das soberanas da festa. Para ela, o trio de beldades poderia adotar somente o traje típico pelo fato de a nossa festa “carregar a cultura do tradicionalismo, associado ao chimarrão.”

Segundo ela, essa seria uma forma de evidenciar ainda mais a essência da festa – que enaltece a bebida típica dos gaúchos – e ao mesmo tempo, economizar recursos com a confecção dos trajes sociais. O balanço financeiro, inclusive com o valor dos trajes social e típico, está divulgado na página 13 desta edição.

De fato, a essência da festa é o tradicionalismo, tanto que o Chimarródromo, considerado o coração da festa, é o espaço mais ‘bagual’ da Fenachim. Entretanto, acredito que todas as jovens que são ou querem ser soberanas, sonham com o ‘famoso’ vestido social. É uma marca registrada das soberanas das festas do nosso estado

Vamos matear no Centro?

Chega ao fim, neste sábado, 17, a 1ª Semana Municipal de Valorização ao Patrimônio Cultural. A atividade de encerramento ocorre na Praça Henrique Bender, a Praça Evangélica, a partir das 14h.

Durante a tarde haverá brinquedos do Sesc para as crianças, disponibilização de erva-mate pela ervateira Biomate e integração com o público e apresentações circenses, como perna de pau, palhaço e brincadeiras, com auxílio dos participantes do projeto Profetas da Arte, da A Base de Venâncio Aires.

Dentro da programação também está prevista a realização da feira de artesanato e de atividades culturais.

Chama da tradição está acesa

Foi gerada na manhã desta sexta-feira, 16, a Chama Crioula, na praça central de Tenente Portela. O evento marca o início dos Festejos Farroupilha de 2019.

A partir deste sábado começa a distribuição da Chama Crioula. Cavaleiros representando todas as Regiões Tradicionalistas, entre eles, representantes de entidades de Venâncio Aires, estão em Tenente Portela para buscar uma centelha da ‘chama oficial’. Na Capital do Chimarrão, a fusão das centelhas trazidas pelas entidades ocorrerá no dia 13 de setembro, no Parque do Chimarrão, às 20h. Este ato marcará a abertura oficial da Semana Farroupilha.

Deixe um comentário

Digite seu comentário
Digite seu nome