Venâncio Agro

Dados do Censo Agropecuário 2017, divulgados na última semana pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostram que Venâncio Aires tem 4.367 estabelecimentos rurais. O número de propriedades caiu 13,45% em relação ao último Censo Agro, realizado em 2006.

Mesmo assim, Venâncio é o município da região dos Vales com maior número de estabelecimentos agropecuários. Santa Cruz do Sul, por exemplo, tem 2.455.

O Censo Agropecuário revelou ainda que 91% das propriedades dedicam-se à agricultura familiar e que a área média é de 12,2 hectares. Mostra ainda que 63% das propriedades recebem assistência técnica e que 78,5% das atividades econômicas (lavoura) são temporárias. A produção de tabaco, por exemplo, segundo dados do IBGE, está presente em 56,42% das propriedades.

Com relação ao produtores que gerenciam a propriedade, 83% estudaram, no máximo, até completar o ensino fundamental. Do total, 89,8% são gerenciadas por homens.

O presente e o futuro devem ser guiados por dados. Estes, por sinal, são importantes para projetar iniciativas e políticas públicas de médio e longo prazo, afinal, Venâncio é uma das cidades mais agrícolas do estado.

Deixe um comentário

Digite seu comentário
Digite seu nome