Divisão de Acesso com três grupos

Foto: Rui Borgmann / ArquivoGuarani abre as atividades nesta segunda-feira, dia 3, com uma equipe totalmente reformulada
Guarani abre as atividades nesta segunda-feira, dia 3, com uma equipe totalmente reformulada

A Divisão de Acesso (DA) pode ter fórmula alterada para 2019. Este assunto foi debatido em encontro que reuniu presidentes e representantes dos clubes esta semana na FGF. Pelo regulamento atual, a competição é disputada com dois grupos de 8 clubes, cortando o Estado em Norte-Sul para a divisão das equipes. O Grupo A teria Glória, Igrejinha, Passo Fundo, União, Ypiranga, Esportivo, Tupi e São Borja. O grupo B formaria com Inter SM, São Gabriel, Guarani-VA, Farroupilha, São Paulo-RG, Lajeadense, Bagé e Cruzeiro.

Fórmula 2Estes mesmos clubes geralmente se enfrentam todos os anos e, por isso, foi levantada a ideia de dividir o Estado em Leste-Oeste: O Grupo A teria Glória, Igrejinha, Esportivo, Cruzeiro, Lajeadense, São Paulo-RG, Farroupilha e Guarani-VA. O Grupo B: Inter SM, São Gabriel, Ypiranga, Passo Fundo, União, São Borja, Bagé e Tupi.

Três gruposUma fórmula inédita e talvez a mais interessante seria a disputa da DA com três grupos, sendo mais regionalizada e com menos datas. Uma chave seria formada com 6 clubes e duas com 5 agremiações. Avançariam à fase de mata-mata os dois primeiros de cada chave e os dois melhores terceiros colocados. Para definir os dois rebaixados, haveria um triangular com os três últimos de cada chave.

GRUPO A – Cruzeiro, Lajeadense, Esportivo, Glória, Guarani-VA, IgrejinhaGRUPO B – Ypiranga, Passo Fundo, União Frederiquense, Tupi, São BorjaGRUPO C – Inter SM, São Gabriel, Bagé, Farroupilha, São Paulo-RG

Competição curtaPara corroborar e definir de forma oficial o regulamento, os dirigentes voltam a se encontrar em 14 de dezembro, na presença do presidente Francisco Novelletto. O campeonato deve iniciar no dia 17 de fevereiro com término previsto para o início de maio. Seria a competição mais curta de todos os tempos, com menos de três meses de duração. O Guarani abre temporada na próxima semana e terá mais de dois meses de preparação.

Com informações de Maria Angélica Varaschini