A transformação do ensino

O professor Pinho de Moura segue na Coordenadoria Regional de Educação (CRE) de Santa Cruz e anuncia que quer avançar no debate sobre o processo de municipalização do ensino fundamental. A Lei de Diretrizes Básicas da Educação (LDB) de 1996 determina que os municípios assumam o ensino fundamental , os estados o ensino médio e a União o ensino superior. Uma boa proposta, desde que os recursos sejam distribuídos na mesma proporção de alunos, o que sabemos, dificilmente vai acontecer. O prazo para implantação determinado pela lei é de 2024.

A outra modificação significativa é determinada na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para o ensino médio, com implantação até 2020 e que, com certeza, terá prazo adiado. Vamos deixar ter ter o ensino médio ‘geralzão’ atual, para termos uma nova realidade, com direcionamentos para quatro áreas; linguagens e suas tecnologias; matemática e suas tecnologias; ciências da natureza e suas tecnologias; ciências humanas e sociais aplicadas.

Nestas mudanças todas que vem pela frente, e que são necessárias, me ocorre citação feita pelo diretor do Colégio Gaspar, Tiago Becker, durante reunião da Mantenedora da Escola. Disse ele que a Finlândia, o melhor modelo global de educação de qualidade, debate mudanças, mas descobre que pela primeira vez na história não se sabe o que ensinar para as novas gerações que estão nascendo. Pensemos nisso. É desafiador.

 

Notinhas

* Câmara de Vereadores realiza hoje, às 17h30min, audiência pública para tratar das obras de asfaltamento da rua Augusto Silveira de Moraes, o Corredor dos Gauer, trajeto de 2,3 km que liga os bairros Santa Tecla e Bela Vista. É a oportunidade para quem têm dúvidas participar ao vivo.

* Presidente do Legislativo Eduardo Kappel, sem partido, demitiu a assessora de imprensa da Câmara, jornalista Vanessa Behling, nomeada para o cargo pelo PSB, partido do prefeito Giovane Wickert. Demissão polêmica, como mostra matéria na edição.

* Teatro das Univates lotou na segunda-feira para receber o presidente do Grupo Tramontina, Clóvis Tramontina, para abrir a Semana Acadêmicas do Centro de Gestão Organizacional. Clóvis abordou a trajetória de uma das principais empresas do Brasi. A mediação da conversa ficou por conta do reitor da Univates, professor Ney José Lazzari. Uma história de sucesso

* Deputados federais Ronaldo Santini (PTB) e Lucas Redecker (PSDB), presidente e vice da Frente Parlamentar em Defesa da Tradição e Cultura Gaúcha, distribuíram aos colegas deputados maçãs dos Campos de Cima da Serra, um autêntico produto gaúcho, enviado pela Associação dos Municípios daquela região, que tem Vacaria como polo.

* PF prendeu ontem, na 65ª fase da Lava Jato, Márcio Lobão, filho de Edison Lobão, que foi governador e senador pelo Maranhão e Ministro de Minas e Energia de Dilma Roussef. A acusação é da família ter recebido propina de R$ 50 milhões entre 2008 e 2014, nos governos Lula me Dilma, das obras de construção da usina de Belo Monte, no Pará e da Transpetro. Impressionante, não se fazia nada nos governos do PT sem roubar dinheiro público.

* Por falar em desvio de dinheiro público, Lula foi denunciado mais uma vez na Lava Jato. Agora pelo repasse de mesada pela Odebrecht para seu irmão, Frei Chico, entre 2003 e 2015, somando mais de R$ 1 milhão. Eita gente honesta.

* Depois de encolher por seis anos consecutivos, desde 2011, a indústria brasileira fechou seu segundo ano consecutivo de crescimento no PIB em 2018. Quando a indústria aumenta produção e o seu peso na economia é porque o mercado está aquecendo. Bom para todos.

* Hoje tem Athletico x Inter começando a decisão da Copa do Brasil em Curitiba. Jogo às 21h30min

 

Do Twitter

* Folha S. Paulo: Governo planeja cobrar imposto de 0,4% para saques e depósitos em dinheiro.

* O Globo: Amazon lança serviço prime no Brasil com frete grátis e acesso a filmes, séries, música e jogos.

* IstoÉ: A força-tarefa da Lava Jato em São Paulo denunciou o ex-presidente Lula e seu irmão Frei Chico por corrupção passiva continuada.

* BBC: Lula é denunciado novamente: São duas denúncias, sete processos em que Lula é réu, duas condenações, além de um caso em que ele foi absolvido.

* Estadão: Luciano Huck: ‘Se a gente não fizer nada, este País vai implodir’.

* Folha S. Paulo: Carlos Bolsonaro diz que país não terá transformação rápida por vias democráticas.

* Estadão: Deputada paulista Leticia Aguiar (PSL) quer desarquivar projeto de Bolsonaro para castração química de estupradores.

* Sergio Moro: Polícia Federal segue firme contra a corrupção e a lavagem de dinheiro. Longa vida à Operação Lava Jato.

* JR Guzzo: A “lista tríplice” de nomes que os “procuradores” apresentam ao presidente para que ele escolha o PGR é uma farsa. Os procuradores brasileiros não votam para escolher esses nomes. Só têm direito a votar os “tuiuiús“ – um grupo de filiados a uma “associação” controlada pelo PT.

* Ronaldo Lemos: A China retirou 750 milhões de pessoas da pobreza em 40 anos. Se há uma lição que aprendi em três meses na China é a importância de planejar e de executar o planejamento. No Brasil somos muito bons de fazer planos. Mas péssimos em executá-los.

Deixe um comentário

Digite seu comentário
Digite seu nome