As duas Coreias, melhor exemplo das diferenças

Imagem do espaço mostra a iluminada Coreia do Sul e da escura Coreia do Norte.. (Foto: Divulgação:

Hélio Beltrão, engenheiro, administrador, economista, fundador e membro do conselho consultivo do Instituto Millenium e atual presidente do Instituto Mises Brasil, descreve o que hoje é o melhor exemplo de diferenças entre capitalismo x socialismo; as Coreias, do Norte, comunista, e do Sul, capitalista.

Ele diz em sua página que não existem experimentos controlados em ciências sociais, mas este exemplo é o que mais se aproxima disso. Um povo com uniformidade de história, língua, costumes, e etnia foi separado em dois ao longo do paralelo 38 em 1945, e cada qual adotou um sistema de governo distinto: socialismo ao norte (com 8 milhões de habitantes), e capitalismo de economia mista ao sul (com 5 milhões de habitantes).

Depois de 70 anos, os norte-coreanos são, em média, 5cm mais baixos que os sul-coreanos e vivem 12 anos a menos. A população da Coreia do Norte é agora metade da Coreia do Sul (52 milhões versus 26 milhões). Finalmente, o PIB da Coreia do Sul é 50x superior à Coreia do Norte, e com renda per capita 25x mais alta.

A foto do satélite ilustra a iluminada Coreia do Sul à noite, bem como a escuridão da Coreia do Norte. Há até a impressão de que a Coreia do Sul não é conectada ao continente asiático, parecendo uma ilha de luz no mar do Japão, descreve Beltrão.

O desenvolvimento da Coreia do Sul foi testemunhado pelo prefeito Giovane Wickert (PSB) que esteve lá em 2017 para ver novas tecnologias em iluminação led e usinas que transformam lixo urbano em energia. Os coreanos, com muito capital mas sem espaço físico para ampliar investimentos, estão buscando oportunidades em todo planeta.

Mas Marx continua tendo defensores. Os mais modernos são Gramscistas.

Deixe um comentário

Digite seu comentário
Digite seu nome