Definição de candidatos da oposição


Definição de candidatos da oposição
Definição de candidatos da oposição

Perguntei ao ex-prefeito sobre eleição e a demora na decisão do PMDB em definir candidato para concorrer a prefeito e com quem coligar. Almedo disse que é a pergunta que mais houve, mas para ele quem deve responder isso são os presidentes dos partidos de oposição.

 Sobre a pesquisa pré-eleitoral que o Instituto Methodus faz para a Folha do Mate em abril, Almedo, que tem pesquisa interna do partido, disse que anteciparia o resultado. “O prefeito Airton Artus, candidato definido à reeleição será o primeiro na pesquisa e eu o segundo” previu. é pra conferir. Mas não deixa de ser também uma constatação obvia. 

Dettenborn lembrou que em 2008, na mesma pesquisa pré-eleitoral, quando era prefeito candidato à reeleição também foi assim. Largou com ampla vantagem.

E depois na eleição, acabou perdendo para o seu vice-prefeito Airton Artus.

Fui buscar os números da pesquisa de abril de 2008 para comparativo. Na estimulada, com apresentação de nomes, a pré-eleitoral teve o então prefeito Almedo Dettenborn (PMDB) com 38,9% das intenções de voto, o ex-prefeito Glauco Scherer (PTB) com 11,6%, o vice-prefeito Airton Artus (PDT) 10,4%. Os três saíram confirmados como candidatos e Airton Artus virou o jogo, elegendo-se com mais de 50% dos votos nas urnas.

Outro fator que anima a oposição é a rejeição pela reeleição demonstrada em Venâncio. Na primeira oportunidade em que isso foi possível, Celso Artus (PMDB), tentou em 2000 e perdeu para Glauco Scherer (PTB) da oposição. Em 2004, Glauco Scherer (PTB), tentou reeleição e perdeu para a oposição com Almedo Dettenborn (PMDB). Em 2008, Almedo Dettenborn (PMDB) tentou a reeleição e perdeu para a oposição com o vice Airton Artus (PDT). Agora Airton Artus (PDT) é candidato a reeleição. é quarta tentativa de quebrar este tabu da não reeleição.

Destaques