Domingo de Chimarrão e Churrasco
com preview da Fenachim no Centro

Vamos ter um grande evento no Centro de Venâncio neste domingo, 24 de abril, Dia do Churrasco e do Chimarrão no Rio Grande. Data que Venâncio Aires comemora faz anos, pois é a Capital Nacional do Chimarrão e um dos municípios que mais produz carne para churrasco em seus frigoríficos que abastecem gaúchos e brasileiros de outros estados.
A Folha do Mate, para lançar a revista Descubra Venâncio – Especial 16ª Fenachim, e a Terra FM, que apresenta o programa tradicionalista Alma Gaucha, com Antônio Melo, da Travessa São Sebastião a partir das 9h30min, foram buscar parcerias. A Administração Municipal vai dar suporte de palco e show do nativo serrano, o Rotary Chimarrão vai fazer costelão assado para o pessoal que vai trabalhar, a ATVA vai trazer shows tradicionalistas e a Fenachim vai divulgar a festa.

Venha com cuia e bomba, que o Pedrão faz teu chimarrão.. (Foto: Letícia Wacholz)

É domingo para pegar a cadeira, os apetrechos do chimarrão e ir para o centro fazer um ‘verde’ na Escola do Chimarrão e participar do preview da Fenachim, que começa dia 5 de maio no Parque Municipal do Chimarrão.

Leandro Haag e a atuação pela ERS-244

O advogado Leandro Haag, que concorreu a vereador em Venâncio e a deputado estadual pelo PSDB em 2006, esteve em Porto Alegre no dia 12, conferindo no governo a tramitação do projeto da permuta de um horto do estado com 700 hectares com a construtora Pelotense pela construção do trecho de 16 km da ERS-244 entre Venâncio e Vale Verde.
“O Chefe de Gabinete da Casa Civil, Jonatan Bronstrup, ex-prefeito em Teutônia, esta pessoalmente cuidando e se empenhando no assunto. Entreguei a ele reportagens sobre a jazida de pedras do Daer que descobri abandonada em 2015, e da possibilidade de sua utilização no aterro da estrada no trecho das pontes. De imediato ele pediu estudo pelo Daer, pois pode significar algo que venha a agilizar a retomada das obras”, me conta Haag

Leandro Haag com Jonas Brönstrup, na Casa Civil. (Foto: Divulgação)

Histórico
Leandro tem um histórico de luta pela ERS-244 e também pela ERS-422. No início do ano perguntei a ele sobre, e ele me respondeu: “Na minha candidatura a deputado estadual em 2006, sim, trabalhei essa pauta da 244 e 422. Mas foi no Governo Yeda (2007-2010), onde estive com Ornélio Jantsch (empresário de Boqueirão) e o Coffy Rodrigues (secretário estadual de Obras), pela 422, com pavimentação realizada até Linha Brasil 10.6km e em Boqueirão até próximo a divisa com Venâncio.
Estive também com Coffy e Alfredo Scherer Neto pela 244, com repactuação do contrato e ordem de retomada em 2010, pela governadora Yeda, durante a Fenachim, mas ambas não tiveram prosseguimento em 2011, com Tarso no governo.
Em 2015, com a volta do PSDB no governo Sartori, tentei com secretario Lucas Redecker a priorização da RS-244, com audiência com secretário Pedro Westphalen, mas não houve avanços no Governo Sartori.
Agora, no inicio do Governo Eduardo Leite, em maio de 2019, com apoio de amigos da época da JPSDB Estadual que presidi entre 2002/2004, e que estão no Governo, estive em audiência com Secretario Claudio Gastal, a respeito da 244, o qual passou a cuidar do assunto.
Com a ascensão do ex-prefeito Giovane Wickert (PSB) a um cargo no Governo do Estado, a questão ganhou folego.
Guardo a esperança “pró-ativa” de que todas estas iniciativas e forças que se somam em prol da 244 sejam ouvidas,” me relata Leandro Haag.

Voto jovem

Jovens que completaram 16 anos podem fazer seu título eleitoral até 4 de maio para votar na eleição geral de outubro. O ex-prefeito Giovane Wickert (PSB), pré-candidato a deputado estadual, usa as redes sociais para lembrar os jovens disso e mostra os caminhos para fazer o titulo eleitoral.
E Wickert está buscando apoio para sua candidatura em todas as regiões do estado, aproveitando os contatos que teve durante o período de um ano em que foi secretário estadual Adjunto de Obras e Habitação. “Estou confiante que desta vez vamos ter representação na Assembleia. Torço para que seja mais que um inclusive,” me disse ele ao enviar roteiros que fez pelo estado.

Voto idoso

O administrador e rotariano Volnei Correa enviou artigo, que está na página 6 desta edição, onde fala sobre democracia e voto do idoso. “Minha motivação para escrever foram as inúmeras fake news sobre votantes com mais de 70 anos não poderem votar. Sei que o objetivo, na minha opinião, é deixarem de fora mais de 15 milhões de brasileiros, que por sua experiência podem realmente alterar o rumo de uma eleição”, escreveu Volnei em enviar o e-mail com o artigo.

Onyx dispara

O Correio do Povo publicou na terça, 19, pesquisa da Real Time/Big Data para Rede Record sobre eleição para governador e senador no RS. E o Ministro da Cidadania, deputado federal Onyx Lorenzoni (PL), aparece na liderança com 20% das intenções de voto, quase o triplo de Romildo Bolzan (PDT) e Beto Albuquerque (PSB), que tem 7% cada um. Depois vem Ranolfo Vieira Jr (PSDB) com 6%, Edegar Pretto (PT) 5%, Luís Carlos Heinze (PP) 5%, Roberto Argenta (PSC) 2% e Gabriel Souza (MDB) 2%. Onyx também tem a mais alta rejeição, com 38%, seguido de Heinze com 36%, Romildo e Beto com 30% cada um.
A pesquisa também fez uma simulação dos candidatos citando o apoio de presidenciáveis. Onyx, com apoio de Bolsonaro, vai a 25%; Pretto, com apoio de Lula, para 16%; Romildo, com apoio de Ciro, para 11%; e Ranolfo, com apoio de Leite, vai a 13%. Em outros cenários Heinze, com apoio de Bolsonaro, vai a 22%; Beto, com apoio de Lula, vai a 15%; e Gabriel Souza, com apoio de Leite, para 11%.
Para o senado Manuela D’Ávila (PCdoB) tem 20%, Hamilton Mourão (Republicanos) 16%, Ana Amélia Lemos (PSDB) 12%, Sartori (MDB) 10%. Manuela, com apoio de Lula, vai a 22%, e Mourão, com apoio de Bolsonaro, vai a 18%.

Para Presidente

Saiu ontem pesquisa Exame/Ideia mostrando Lula com 43% das intenções de voto, Bolsonaro com 34% e Ciro 10%. Na simulação com o governador gaúcho Eduardo Leite como candidato do PSDB, ele tem 4%. Os demais 1% ou menos. Doria, nome do PSDB, teve 3%.

Mano no Inter

Mano Menezes foi anunciado na quarta novo técnico do Inter. Conhecendo Mano desde a juventude, sei que ele também realiza um sonho na sua carreira. A entrevista de apresentação foi uma aula sobre futebol. Agora vem muito trabalho para fazer do Inter um time respeitado em campo novamente. E Mano tem competência para alcançar isso.

Irineu Henn

A Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Sul, presidida por Rodrigo Rabuske, entrega no dia 9 de maio, às 19h, o titulo de Cidadão Santa-Cruzenze para Irineu Henn. Natural de Vila Arlindo, interior de Venâncio, Henn é Vice-Presidente de Operações da CTA Continental Tabacos e tem larga atuação no esporte regional, como na Assoeva e clubes de futebol amador, em Venâncio e Santa Cruz. A proposta da concessão do título em reconhecimento aos serviços prestados para a comunidade de Santa Cruz por Irineu, que mora lá, foi do vereador Henrique Hermany.

Anita trapaceia

A grande mídia ‘endeusou’ a funkeira Anita – também por atacar constantemente Bolsonaro -, por ela ter alcançado o topo da Spotify no planeta e a tornou uma referência para os jovens. Uma brasileira fazendo sucesso mundial estrondoso. Maravilha. Só que agora o UOL noticia que é fake, que Anita e seus fãs usaram robôs para impulsionar a música Envolver – uma baita produção – e assim chegar ao topo da Spotify mundial. Trapacearam e Anita pode pagar multa de R$ 750 mil. Isso é exemplo, mas mau exemplo, para os jovens.

Do Twitter

  • Gaze ta do Povo: STF condena deputado Daniel Silveira a 8 anos de prisão em regime fechado
  • Folha S. Paulo: Bolsonaro desafia STF, perdoa Daniel Silveira e amplia crise entre Poderes
  • Revista Oeste: Marco Aurélio Mello defende Daniel Silveira e afirma que STF ‘ressuscitou Lula’
  • O Globo: Em tom de campanha, Bolsonaro diz que ‘um ladrão’ sonha em voltar ao poder para ‘desarmar o povo’
  • CNN: Em documento, aliança de Lula prevê revogação de teto de gastos e da reforma trabalhista
  • Juremir Machado da Silva: Ah se fosse a Dilma, ou o Lula, que indultasse um aliado condenado por 10 a 1 pelo STF!
  • Lasier Martins: Por que o ministro Gilmar exaltou a atuação do advogado que descondenou Lula, e o ministro Alexandre multou o advogado que defende Daniel Silveira? São dois pesos e duas medidas. Isso não é justiça!
  • Flávia Ferronato: Daniel vai pagar mais de 200 mil de multa, do próprio bolso. Lula vai ser indenizado pelo Estado, do nosso bolso.
  • Leandro Ruschel: Para Miguel Reale, indulto que solta todos os corruptos do Mensalão/Petrolão, pode. Já indulto para o deputado, condenado por “crime” de opinião, pelas suas próprias vítimas, não pode.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques