Embrião do Parque Tecnológico

Na sexta-feira, 11, foi inaugurada a Incubadora Tecnológica no Campus da Unisc em Venâncio, parceria da Universidade e da Prefeitura, que abre espaço para fomentar o desenvolvimento da startups e empresas inovadoras. É mais um marco da presença da Unisc na comunidade, em parceria com o Município, comemorado pela reitora Carmem Lúcia Helfer, que faz pouco tempo passou o cargo para Rafael Henn, pelo prefeito Jarbas da Rosa (PDT), o ex-prefeito Airton Artus (PDT), em cujo governo começou a ser fomentada a ideia e outras pessoas envolvidos no processo.
Como disse o diretor de Inovação e Empreendedorismo da Unisc, professor Rafael Kirst, foi inaugurada só uma sala, ela agora precisa ganhar vida, com a presença de ideias inovadoras e empreendedores. Tai uma grande oportunidade.
O reitor Rafael Henn lembrou que a iniciativa é mais um marco de atuação conjunta da Academia, através da Universidade, com o Poder Público, através da Prefeitura, beneficiando a comunidade.
E Jarbas foi mais ousado; disse que em dois anos quer ver pronto o Parque Tecnológico da Unisc em Venâncio, com apoio do Município, e citou outras parcerias como o Centro de Vocação Tecnológica (CVT da Proteína), cujo prédio já está em pé e falta ser concluído e receber equipamentos, e o Centro de Bem Estar Animal, também em conclusão, ambos na área da antiga Favan em Linha Ponte Queimada, pouco adiante do Campus da Unisc na RSC-287.
Sou entusiasta destas parceiras. Ao longo dos anos tenho defendido e instigado a evolução de ações envolvendo universidades, poder público, empresas e sociedade civil. Todos ganham com isso. E tem muito por ser feito ainda.

Notinhas

* A família Moares anunciou na sexta-feira, 11, que deixa o PTB e vai se filiar ao PL, partido ao qual se filiou o presidente Jair Bolsonaro. Marcelo Moraes, deputado federal, e Kelly Moraes, deputada estadual, concorrem à reeleição no PL. Sérgio Moraes diz que não concorre a nada.
* Em Venâncio as informações são de que os vereadores Ezequiel Stahl e André Kaufmann devem acompanhar os Moraes no PL. Renato Golllmann e Diego Wolschick devem acompanhar o ex-prefeito Celso Krämer no Podemos e Clécio Espíndola, o Galo, deve voltar ao PDT. Como os vereadores só podem mudar de sigla na janela de março de 2024, todos seguem no PTB, mas vão trabalhar por outros partidos. Situação estranha.
* PSB se reuniu sábado na Assembleia Legislativa e anunciou decisão de deixar o governo Eduardo Leite (PSDB), onde ocupou secretarias e cargos. Assim o partido tem liberdade para começar a trabalhar mais forte o plano de governo de Beto Albuquerque como candidato ao Piratini e negociar coligações.

* MDB gaúcho elegeu, por aclamação, sua nova Executiva Estadual, ontem, 14. O colegiado, composto por 17 membros e presidido por Fábio Branco, prefeito de Rio Grande, terá a partir de agora a atribuição de conduzir o processo eleitoral do partido no Estado.
* No mesmo dia em que a Petrobras anunciou o reajuste de 18% na gasolina e 25% no diesel, o presidente Bolsonaro zerou a cobrança do PIS/Cofins, que baixara R$ 0,60 por litro de diesel. Mas esta redução não aparaceu nos preços, cobra o governo.

Do Twitter

* Extra: Bolsonaro vai lançar pré-candidatura à reeleição a Presidência no dia 26
* O Globo: China confina Shenzhen, polo tecnológico de 17 milhões de habitantes, por surto de Covid-19
* Band: Estados individuais, a União Europeia e a União Africana estão alinhados para condenar o presidente russo Vladimir Putin.
* Cristian Deves: A privatização da Petrobras e a abertura do mercado esta caindo de maduro. População brasileira já entendeu que monopólio estatal ou privatizado não é bom para ninguém. Concorrência sempre.
* Cleber Benvegnú: A dupla sonhada por muitas mentes neste momento no Brasil: Eduardo Leite para presidente e Simone Tebet para vice, numa grande coligação envolvendo PSD, PSDB, MDB e UB
* Bolsonaro: Números de transações com PIX: Nov/2021 – 1,24 Bilhão. Dez/2021 – 1,46 Bilhão. Jan/2022 – 1,30 Bilhão. Com o PIX as pessoas vão economizar com os bancos, aproximadamente, R$ 20 bilhões neste ano. Além da gratuidade, o usuário também ganha tempo e mais facilidade nas transações

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques