Governador no HSSM hoje

E o Palácio Piratini refez a agenda do governador Eduardo Leite (PSDB) para que ele pudesse vir a Venâncio hoje, dia 20 de janeiro, feriado do padroeiro da cidade, São Sebastião Mártir, como sugerido pelo prefeito Jarbas da Rosa (PDT) e a vice-prefeito Izaura Landim (MDB) ao governador recentemente e que vem sendo tratado com a secretária estadual da Saúde, Arita Bergmann, desde a semana passada. O governador vem às 14 h para dar início às oberas da UTI Pediátrica, com dez leitos, que será construída junto ao hospital São Sebastião Mártir, com recursos de R$ 3,5 milhões destinados pelo estado.

Uma visita com simbologia
Já contei na terça que Leite teve em Venâncio seu ‘marco zero’ da campanha para governador. Ele esteve aqui no dia 25 de agosto de 2017, como jovem ex-prefeito de Pelotas, 32 anos, que começava em Venâncio um roteiro de visitas pelo interior, para se apresentar e apresentar suas propostas para o Rio Grande.
Nesta semana falei com Vinícius Medeiros, que trouxe Leite na oportunidade. E ele lembrou detalhes: “Acertamos isso via WhatsApp (Eduardo estava fazendo o Mestrado em Nova York e eu estava cursando o Doutorando em Lisboa). Visitamos a ervateira Elacy, o Marasca e veículos de comunicação. Fizemos um evento do PSDB com filiados, simpatizantes e convidados na chácara do Adilor Adams. E, no outro dia, no hotel Guest, café da manhã com empresários, lideranças e representantes da sociedade. Na sequência fomos para Rio Pardo e Santa Cruz”, lembra Vinícius, que era pré-candidato a deputado estadual em dobradinha com Lucas Redecker para federal.

Notinhas

* Por falar em Leite, o PSDB da zona Sul do estado sugere que a prefeita reeleita de Pelotas, Paula Mascarenhas, que foi vice de Eduardo Leite, seja a candidata do partido ao Piratini. Os tucanos tiveram Yeda Crusius como primeira mulher governadora no RS. E ela fez um governo de recuperação do estado, cimo faz Leite.
* O empresário Dirceu Henkes esteve na terça pela manhã no gabinete do prefeito Jarbas da Rosa (PDT) para confirmar a doação de uma área de 23 hectares, às margens da RSC-453, na várzea do arroio Castelhano, para construção de um lago artificial para reservar água para captação e tratamento pela Corsan. Iniciativa comunitária dos irmãos Décio e Dirceu Henkes, de Mato Leitão, que está recebendo muitos elogios.
* Como àquela área alaga nas enchentes, a minha dúvida é se tecnicamente é possível construir ali um lago para reservar água. Técnicos falam em reportagem nesta edição.
* O Lago Dourado, construído pela Corsan em Santa Cruz para regular o abastecimento da cidade, tem área de 117 hectares.
* Venâncio tem quase 700 pessoas em tratamento domiciliar da Covid, com sintomas leves. Mas é força de trabalho que está parada.

Do Twitter

* Gazeta do Povo: Advogados repudiam declarações de apoio a Lula em jantar do grupo Prerrogativas
* Jovem Pan: Moro diz que Brasil ‘não vai correr o risco’ de ter Lula e Bolsonaro no 2º turno
* Sergio Moro: O Centrão dá as cartas no governo Bolsonaro, como deu nos governos PT. Ajustam-se os interesses, o discurso e pronto. Sem liderança e projeto, o país permanece refém de interesses pessoais ou partidários. Ou mudamos isso ou não há governo que funcione.
* Salim Mattar: Quem está formulando proposta de reforma no judiciário para o ex-presidiário Lula é um grupo de advogados que atuam na defesa de figuras como Aécio Neves, João Paulo Cunha, Aldemir Bendine e outros. Tem alguma chance de sair algo bom daí?
* Carlos Jordy: Lula e sete ex-ministros estão na folha de pagamentos do PT. O fundo partidário do partido é usado para pagar salários de mais de 20 mil reais para Dilma, Mercadante, Haddad e outros. E quem paga isso é o cidadão

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques