Jarbas articula uma frente

Ontem pela manhã Jarbas da Rosa, médico comunitário da Prefeitura, que está em férias, visitou a redação da Folha. Durante a conversa, entre um chimarrão e outro, falou sobre as atividades políticas e reafirmou as informações da coluna de ontem sobre filiações. Presidente do PDT, e nome do partido para concorrer a prefeito novamente, – ele perdeu a eleição de 2016 por 254 votos para o atual prefeito Giovane Wickert (PSB) – Jarbas disse que está focando em aumentar o número de filiados no PDT. Dos 923 filiados e mais 130 encaminhados, quer chegar aos 1.500 filiados até o dia 4 de abril, data limite para mudanças de partidos também. Depois disso quer avançar nas conversas que tem mantido com lideranças de outros partidos, com a proposta discutir a formação de uma frente ampla para disputar e vencer a eleição. Os encontros de Jarbas tem sido com lideranças do Cidadania, PSL, PSD, PSDB, MDB e vai incluir outros partidos.

 

Notinhas

* Hoje às 14h o prefeito Giovane Wickert (PSB) anuncia o nome do novo secretário do Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, pasta sem titular desde que Nilson Lehmen foi exonerado do cargo, com a saída do MDB do governo no final do ano passado. Pistas? Nada vazou.

* Chuva de segunda e ontem valeu ‘ouro’ parta as lavouras. Pelo menos ameniza os prejuízos que já são enormes.

* Um grupos de 20 governadores assinou carta com críticas ao comportamento do presidente Jair Bolsonaro. O desafio de zerar o imposto federal sobre a gasolina (15%) se os governadores zerassem o ICMS (25% ou mais), revoltou.

* No final de semana o ex-militar Adriano Nóbrega, acusado de ser miliciano e amigo dos Bolsonaro’s, foi morto na Bahia. O presidente disse que a morte era de responsabilidade do governo da Bahia, de Rui Costa (PT) e que este deveria explicar porque mataram.

* O governador gaúcho Eduardo Leite (PSDB) não está na lista dos 20 governadores. Leite negocia com o governo federal o pacote de ajuste fiscal e não quer entrar em polêmicas políticas e ideológicas.

* O Flamengo começa o ano conquistando a Supercopa do Brasil contra o Athletico do Paraná. Vai disputar a Recopa Sul-americana e o Carioca. Pode começar o ano com três títulos. O clube subiu para um patamar e os demais clubes da América ficaram em outro.

* Hoje às 21h30min tem Tolima x Inter pela pré-Libertadores. Não perder já é bom.

 

Do Twitter

* Exame: TST atende Petrobras e declara ilegalidade em greve de trabalhadores.

* Crusoé: Deputada Patricia Ferraz (PL/AP) apresenta projeto para garantir carteirinha estudantil gratuita.

* O Globo: Homem mais rico do mundo, Jeff Bezos (Amazon) doa R$ 43 bilhões para combater mudanças climáticas.

* UOL: Gilberto Gil sobre crenças: “Deus é uma invenção do homem”.

* Dom Odilo Scherer: Por esses dias estão sendo publicadas muitas asneiras sobre o Papa. Quem é Católico, use apenas o bom senso e não se deixe levar por reflexões inflamadas. As mentiras e calúnias têm vida curta. Entre um franco atirador oportunista e o Papa, fique com o Papa e a Igreja.

* Crusoé: Documentos são apreendidos em investigação sobre gestão de fundos e propriedades do Vaticano.

* Paulo Pimenta: Bancada PT apoia greve dos petroleiros e dos caminhoneiros contra os altos preços dos combustíveis.

* João Amoêdo: No ENEM, 1 a cada 4 alunos entre as famílias de classe média fica entre os 5% melhores. Já entre os alunos de famílias mais pobres, apenas 1 a cada 600. Enquanto a educação básica não for priorizada, o Brasil nunca será um país de oportunidades.

* Eduardo Leite: Sancionei hoje mais 5 projetos da Reforma RS e que atualizam as regras previdenciárias e a carreira dos servidores. Trata-se da mais abrangente reforma estrutural do funcionalismo gaúcho e que, somadas todas as medidas, vai economizar mais de R$ 18 bilhões nos próximos 10 anos.

Deixe um comentário

Digite seu comentário
Digite seu nome