Leite renuncia e fica no PSDB

Em coletiva de imprensa ontem a tarde o governador Eduardo Leite (PSDB) anunciou que renuncia ao cargo dia 2 de abril e assume o vice, Ranolfo Viera Júnior, eleito pelo PTB, mas que se filiou ao PSDB. Leite também anunciou que fica no PSDB, declinando do convite do PSD de Gilberto Kassab, para se filiar e ser candidato a Presidente da República. Mas Leite não disse se vai concorrer e a qual cargo.
Penso que foi e melhor decisão. Eduardo Leite é um jovem e estrategista político que vai se firmando no cenário nacional. Deixando o seu partido, onde perdeu as prévias e se filiar a ao PSD para ser candidato a Presidente, ‘arranharia’ seu currículo. Seguindo no PSDB ganha força e as lideranças nacionais do partido buscam formas de ter Leite como candidato em lugar do governador paulista João Doria, que foi escolhido nas prévias, mas não decola nas pesquisas e tem alta rejeição.
Só FHC e mais alguns poucos tucanos, defensores de Lula, dizem que é golpe tirar Dória e colocar Leite como candidato. A imprensa lulista também vende isso. É o que Lula – e Bolsonaro também – não quer, Eduardo Leite candidato. Conseguindo mobilizar uma onda nacional de renovação, com apoio dos partidos de centro, Leite derruba Lula e Bolsonaro numa eleição só. Uma possibilidade que terá muitas barreiras, mas não é impossível de acontecer.

Notinhas

* E o presidente da Câmara de Vereadores, Benildo Soares (Republicanos), ‘deu pra trás’ no aumento de 60% nas diárias do Legislativo, aprovado na semana passada. Ontem a noite apresentou proposta para invalidar o aumento, admitindo assim o seu equívoco.
* Prefeito Jarbas da Rosa (PDT) lançou o Programa Qualifica Venâncio, que oferece 60 cursos com 700 vagas para qualificação de pessoas para o mercado de trabalho. As inscrições iniciaram no sábado e teve fila, com mais gente que vagas, para os primeiros cursos abertos. Fica claro que falta investimento em qualificação de mão de obra.
* O diretório estadual do MDB escolheu no domingo o deputado estadual Gabriel Souza, com a ‘benção’ de Sartori, como pré-candidato a governador. Mas parte da ala antiga ainda ‘ esperneia’ e Cezar Schirmer diz que vai disputar indicação na convenção, em julho.
* Expoagro Afubra encerrada no sábado bateu todos os recordes. Teve 470 estandes, 180 mil visitantes e R$ 220 milhões em negócios fechados. Em 2019 foram 432 estandes e 112 mil visitantes.

Do Twitter

* Exame: Eduardo Leite confirma renúncia ao governo gaúcho e permanência no PSDB
* Folha S. Paulo: Eleições 2022: PSB vai indicar Alckmin para chapa de Lula na primeira quinzena de abril
* O Globo: Articulação para ignorar prévias do PSDB é ‘golpe’, diz Doria.
* Estadão:‘Invasão’ bolsonarista no PL irrita aliados do presidente e racha campo conservador
* UOL: Bolsonaro decide por saída do ministro Milton Ribeiro após caso de pastores no MEC
* MDB-RS: Gabriel Souza é o pré-candidato do MDB ao Palácio Piratini.
* Gabriel Souza: Muito me honra receber essa missão do meu partido. Estou pronto para enfrentar esse desafio!
* Gazeta do Povo: “Se ele pode arrecadar, ele pode pagar mais”, diz Lula sobre indenização de Deltan:
* Deltan Dallagnol: Alguém está surpreso? É só isso que Lula sabe fazer com os brasileiros: tirar. Mas desta vez ele não estará tirando de mim, mas das crianças com câncer e portadoras de autismo que iriam receber esse dinheiro.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques