Medindo o serviço público

Entre as propostas inovadoras que o prefeito Airton Artus apresentou no seu plano de governo, estava uma relação mais moderna com os servidores públicos. E nesta linha, desde 2009, Vilmar Oliveira, que foi secretário do Desenvolvimento Econômico e desde o ano passado ocupa a secretaria da Fazenda, trouxe o Programa Gaúcho de Qualidade e Produtividade – PGQP para dentro da prefeitura. Vilmar é presidente Regional do PGQP.

Nesta semana foi divulgada uma pesquisa realizada em duas frentes para medir resultados do trabalho que vem sendo desenvolvido. Uma delas mediu o clima de satisfação dos servidores municipais. Com mais de 600 dos 1.100 servidores participando, o nível de satisfação geral foi acima de 80%. A comunicação interna foi o único item que ficou abaixo da casa dos 80%.

Na pesquisa realizada com pessoas atendidas pelo serviço público municipal, foi perguntado sobre agilidade no atendimento, interesse do servidor em atender, solução do problema, organização e avaliação geral. Interesse do servidor em bem atender e solução de problemas teve aprovação de bom, acima dos 60%. Nas duas questões nenhuma resposta foi de ruim. A avaliação geral do serviço público na Prefeitura teve 23% de ótimo, 45% de bom e 28% de regular. Apenas 4% responderam que o serviço público está ruim.

Destaques