Meio ambiente para desenvolver

Na edição de sábado da Folha saiu um artigo do governador Eduardo Leite (PSDB), falando sobre o novo Código Ambiental proposto pelo seu governo, elaborado com a participação da sociedade e aprovado pela Assembleia, como elogia ele.

Me chamou especial atenção um argumento de Leite. “Precisamos desenvolver o Estado para poder proteger a natureza. Proteger não é tornar intocável, mas usar em sintonia com a vida humana.” Uma defesa inteligente quando se vê hoje muita gente defendendo a natureza preservada, intocável, como pregam para a Amazônica, de não plantar extensivamente no Brasil, de não criar gado, etc, etc. Quem pensa assim com certeza projeta um futuro das pessoas comendo capim.

Por falar em natureza, vejo cada vez mais gente preocupada com o desastre ambiental na várzea do Castelhano, onde a água represada está matando a mata nativa nas duas margens da RSC-453, como foi mostrado em recentes reportagens da Folha.

O prefeito Giovane Wickert (PSB) visitou a área, onde uma equipe contratada trabalha com moto-serras para cortar e retirar árvores no leito do arroio que represam o lixo – plástico especialmente – que desce o Castelhano. Giovane busca como ação mais ampla, um estudo da UFRGS indicando quais as melhores medidas.

Pela burocracia que isso deve demandar vai morrer muito mais da mata nativa inundada pela água represada pelo lixo no arroio, que é fonte de água para abastecer a cidade.

Somos todos culpados e responsáveis.

 

Notinhas

 

* Prefeito Giovane Wickert (PSB) enviou ontem, 21, oficio para a presidente da Câmara de Vereadores, Helena da Rosa (MDB), solicitando convocação de seção extraordinária para esta quinta-feira, 23. Dois projetos que autorizam repasses de dinheiro da Prefeitura para o Hospital foram anexados e precisam ter aval da Câmara. E terão.

* Nesta quarta inicia o Gauchão 2020. Hoje tem Grêmio x Caxias às 20h na Arena. Amanhã tem Juventude x Inter às 21h30mion em Caxias. A dupla vai com times alternativos. O foco é Libertadores.

* O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), gestiona junto ao STF a mudança de interpretação da lei que garante salários para 194 filhas solteiras de ex-deputados e ex-servidores e que custam R$ 30 milhões anuais aos cofres públicos. O Estadão cita que uma auditoria do TCU, em 2016, apontou suspeitas de fraude em 19 mil pensões para filhas solteiras, de servidores de todos os poderes. Estas filhas, na sua grande maioria, são solteiras só no papel. E nós pagamos os salários polpudos.

* Em 2019 o Brasil pulou do 9º para o 4º lugar como destinos de investimentos globais. Só EUA, China e Cingapura estão na frente. A grande mídia tratou como assunto normal. Minimiza o que é bom e explora ao máximo o que não é, na guerra contra o governo Bolsonaro.

 

Do Twitter

* Estadão: Procuradoria denuncia hackers e Glenn Greenwald por organização criminosa, lavagem de dinheiro e interceptações de procuradores da Lava Jato e Moro.

* O Antagonista: Liminar de Gilmar impediu MPF de aprofundar investigações sobre outras condutas de Greenwald.

  • UOL: ‘Denúncia é tentativa óbvia de atacar a imprensa livre’, diz Glenn Greenwald

* Folha S. Paulo: Guedes quer mostrar a investidores em Davos que Brasil tem democracia estável .

* Veja: Placas no padrão Mercosul serão obrigatórias a partir do dia 31

* Exame: Com alta de 26% em 2019, Brasil é o 4º maior destino de investimentos

* Crusoé: Maria do Rosário aceitou o convite de Gleisi para assumir a Secretaria de Formação Política Nacional do PT.

* UOL: Janaína Paschoal diz que imprensa quer constranger Moro para que ele caia

* Bolsonaro: Em 2019 ocupamos a 4ª maior destinação de investimentos externos, atrás apenas de EUA, China e Cingapura. EUA U$ 251 bilhões; China U$ 140; Cingapura U$ 110; BRASIL U$ 75; Reino Unido U$ 61; Hong Kong U$ 55; França U$ 52; A Confiança de volta ao Brasil.

* João Doria: Desejo sucesso à minha querida amiga Regina Duarte em sua missão de pacificar, proteger e promover a cultura em nosso País.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques