Novo movimento por asfalto na ERS-244

Na sexta-feira conversei com o ex-prefeito Giovane Wickert (PSB) e o vereador André Kauffmann (PTB), que vieram falar sobre uma nova ‘frente’ pelo asfaltamento dos 16,8km da ERS-244, do trevo de entroncamento das RSC’s 287 e 453, em Venâncio, até a RS-405, em Vale Verde. Disse a eles que a Folha e Terra seriam parceiros nesta luta da região, que acompanho faz 40 anos, mas que o movimento deveria ser amplo para ter mais força. Foi assim que Giovane formou um grupo de whats com deputados e prefeitos para ter força política e Vilmar Oliveira, presidente da Câmara de Comércio, Indústria e Serviços de Venâncio Aires (Caciva) pela sociedade civil, ao lado dos veículos de comunicação.
Esse grupo deve se reunir nos próximos dias para traçar metas e ações do movimento.
Lembro quando o prefeito Alfredo Scherer (PMDB) no fim do seu quarto mandato (1977-1982), abriu esta estrada com máquinas da Prefeitura em parceria com a Companhia Intermunicipal de Estradas Alimentadoras (Cintea), autarquia estatal que tinha máquinas.
No fim dos anos 90, no governo do prefeito Celso Artus (PMDB-1997-2000) um movimento político que tinha o ex-prefeito Almedo Dettenborn (PMDB) como candidato a deputado estadual em 1998, conseguiu incluir o asfaltamento da estrada no plano de obras do governo Antonio Brito (PMDB-1995-1998 ). A obra foi licitada e as pontes foram construídas. Veio o governo Olívio Dutra (PT-1999-2002) e a obra parou, como está até hoje. No governo Yeda Crusius ( PSDB-2007-2010) Leandro Haag, que foi candidato a deputado estadual pelo PSDB em 2006, levantou a bandeira do asfaltamento da ERS-244, que chegou a ter destinação de recursos, mas nada saiu do papel. Em 2015, como candidato a vereador, Haag levantou o assunto novamente, sem progressos. Em 2017 o então secretário municipal, Dário Martins fomentou novo movimento envolvendo deputados e o prefeito Giovane Wickert (PSB), mas nada saiu do papel.
Agora André Kauffmann, vereador do PTB, levantou essa bandeira novamente. Falamos no início de fevereiro deste ano, quando o vereador tratou do assunto com o prefeito reeleito de Vale Verde, Gustavo Schuh (MDB), que já gestionava a obra e fez consultas no governo, e o ex-prefeito de lá Emir Rosa (MDB), trio que visitou os fazendeiros Tales Mariante Celeste e Olavo Ferreira, por cujas terras passa um terço do traçado da estrada para chegar a Vale Verde.
O ex-prefeito Giovane Wickert (PSB), que é secretário Adjunto de Obras do Estado e possivelmente será candidato a deputado estadual em 2022, abraça a ideia novamente e foi dado o ‘start’ para uma nova tentativa. As possibilidades vistas por Giovane, que já fez consultas ao governo tamabém, são três. Uma de incluir a obra inacabada no projeto de R$ 1,1 bilhão de investimentos do governador Eduardo Leite (PSDB) em estradas, que vem aí. Outro é a negociação de terrenos do estado com construtoras, por obras, e a Pelotense, que venceu a licitação da ERS-244 nos anos 90 e repactuou em 2009, teria interesse, segundo Giovane e confirmado por Luiz Roberto Ponte, dirigente da construtora. A terceira seria via Programa PIAA, onde um pool de empresas bancaria a obra descontando até 5% do ICMS que arrecadam. E já surgiu uma quarta, que seria incluir o asfalto na concessão da RSC-287 e sua duplicação, contrato que já está feito.
Penso que as duas primeiras são as possibilidades mais viáveis.

Do Twitter

* O Globo: Após Caboclo deixar o comando da CBF, jogadores da Seleção Brasileira decidem disputar a Copa América
* Folha S. Paulo: Para Bia Kicis, eleição de 2022 só será confiável com voto impresso em 100% das urnas; Índia adotou modelo
* UOL: PT diz que Amado Batista enfrentará Justiça após chamar Lula de “ladrão”
* Estadão: ‘A melodia e as letras bem feitas morreram’, diz Erasmo Carlos celebrando 80 anos.
* Deputado Zucco: Quer dizer que o PT está processando quem chama o ex-presidiário de #LulaLadrao ! Muita cara de pau!
* Alvaro Dias: Eu apoio a retomada da prisão após condenação em segunda instância. E você?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques