O importante trabalho de preservação das nascentes do arroio do Castelhano

Nesta semana acompanhei a Juliana Bencke, jornalista editora da cadernos da Folha, numa visita à uma nascente do arroio Castelhano, que está sendo recuperada na propriedade de Irani Zagena, em Linha Arroio Grande, entre a Casa Comercial Costa e o Frigorífico Freese e que será tema de reportagem no próximo caderno Nascentes.
O trabalho é feito pelo Comitê de Recuperação das Nascentes do Arroio Castelhano, que tem a participação da Prefeitura, Emater, Corsan e Rotarys Clubes Venâncio e Chimarrão.
Lá encontramos Rui Schwin, servidor público, Coordenador do Comitê e Vicente Fin, chefe do Escritório da Emater, mais dois funcionários da Prefeitura que tralhavam na recuperação de uma nascente. Dali brotava água para abastecer uma família. Depois de recuperada, vai abastecer quatro famílias e o excedente vai para um córrego que deságua no arroio Grande e este depois deságua no arroio Castelhano. Rui e Vicente são dois ‘tatuzinhos’ que estão a frente deste trabalho tão importante de recuperação e proteção de nascentes, de onde brota água que bebemos aqui na cidade também.
O projeto já identificou mais de 300 nascentes do Castelhano. Em torno de 20 estão recuperadas. Existe muito por fazer ainda. E a Folha criou neste ano o ‘Projeto Nascentes: Nossa Água, Nosso Futuro’, que vem apoiar esta iniciativa e propõe ampliar o debate ambiental, como discutir de onde virá a água que vamos beber no futuro, pois o arroio Castelhano não conseguirá abastecer a cidade, em crescimento populacional constante, por muito tempo.

Trabalho de recuperação de uma nascente em Linha Arroio Grande.(Foto: Sergio Klafke)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Uma inspiração
Por falar em nascentes, em preservação ambiental, hoje o amigo Volnei Alves Corrêa festeja seus 80 anos. Ao se mudar da capital para Venâncio há alguns anos, o administrador, professor e rotariano, trouxe consigo a preocupação ambiental e logo foi à campo. Na eleição de 2016, logo depois de vir morar em Venâncio, ele me procurou, antes de um debate dos candidatos a prefeito na Folha. Queria entregar aos então quatro candidatos, Giovane Wickert (PSB), Jarbas da Rosa (PDT), Vinícius Medeiros (PSDB) e Cesar Schumacher (PT) uma proposta/compromisso de o prefeito eleito se comprometer com ações ambientais de preservação. Todos assinaram, e Giovane, que se elegeu, criou o Comitê de Recuperação das Nascentes do Arroio Castelhano, ações que seguem agora no governo de Jarbas da Rosa, que se elegeu em 2020. É uma iniciativa que precisa seguir por muitas administrações.

 

Artus na Acsurs

Airton Artus, na sua agenda de contatos, participou nesta

semana de reunião da Associação de Criadores

Artus na reunião da Acsurs. (Foto: Divulgação)

de Suínos do RS (Acsurs), em Estrela. “Contribuição como médico e gestor em reunião na Associação de Criadores de Suínos do RS, esta manhã, em Estrela. Movimento para atrair investimentos na área da proteína animal e seus benefícios estiveram entre os assuntos”, descreveu Artus.

 

Giovane com Beto

Giovane com Beto Albuquerque. (Foto: Divulgação)

Giovane Wickert, secretário estadual Adjunto de Obras e Habitação, secretaria que tem como titular o ex-deputado federal do PSB, José Stédile, recebeu na segunda-feira o ex-de deputado Beto Albuquerque, anunciado pelo PSB como candidato ao governo do Estado em 2022. “Um café com o nosso pré-candidato a governador Beto Albuquerque, discutindo o Pacto pelo Rio Grande. É pra frente que se anda”, descreveu Giovane.

 

Notinhas

* Governador Eduardo Leite (PSDB) anunciou na quarta um pacote de investimentos de R$ 1,2 bilhão na educação, até o final do seu governo, em 2022. É o maior investimento dos últimos 15 anos, que vai recuperar e qualificar estruturas das escolas da rede estadual.

* O governo também publicou novo regramento instituindo o passaporte vacinal para participar de festas, competições esportivas, feiras, eventos, shows, cinemas etc. Só entra que estiver vacinado. Aqui muitas coisas já funcionam assim. É mais seguro. Mas o assunto é polêmico, pois existem os negacionistas da vacina como prevenção à Covid. Mas ela já provou que funciona.

* Por falar no governador Eduardo Leite, nesta semana o DEM e o PSL, que se fundiram e criaram o União Brasil, o maior partido no pais, sinalizam apoiar o governador gaúcho se ele for o escolhido nas prévias tucanas para concorrer a Presidente. O Podemos, que deverá ter a filiação de Sergio Moro, também sinaliza possibilidade de participar desta frente que toma forma de terceira via viável.

* Faleceu ontem, aos 90 anos, Adelino Colombo. Ele construiu uma das maiores redes de lojas de varejo do país. Desde 2018 a filha Gissela assumiu a presidência da empresa.

Esportivas

* A Assoeva começa hoje, às 20h, em Vacaria, o mata-mata do Estadual. Tem condições de passar desta fase, que define oito clubes na briga por título.
* O Brasil fez 4 a 1 no Uruguai pelas Eliminatórias da Copa do Catar 2022, com show de apresentação na Arena da Amazônia. E a grande novidade é o atacante Rafinha, gaúcho da Restinga, em Porto Alegre, comunidade de Tinga e Ronaldinho Gaúcho. Rafinha atua no Leeds da Inglaterra e se se mostra ‘imparável’ no um contra um ou até no um contra dois. E é mais objetivo e coletivo que Neymar, a grande estrela da seleção.
* O Grêmio demitiu Felipão e trouxe Wagner Macini, seu quarto técnico na temporada, para tirar o tricolor da vexatória vice-lanterna e a ameça real de Série B em 2022. Acho que sai.
* Romildo Bolzan, que se inscreveu entre os presidentes históricos do Grêmio, conquistando títulos e tornando o tricolor ‘endinheirado’, afunda nesta seu terceiro mandato. Deve ter pensado..ah se eu tivesse saído no final do segundo mandato, como é de praxe.
* O Inter, que também largou mal no Brasileiro, consegue se recuperar. Venceu o América MG por 3x a 1 no Beira Rio e está colado no G-6, com condições reais de brigar até por G-4.
* Pelo título só Atlético MG, o favorito, e Flamengo estão na disputa.

Do Twitter

* UOL: ‘Aborto é homicídio, não é lícito ser cúmplice’, diz Papa
* Estadão: Covid pode ter afetado cérebro de Ciro, diz Lula após pedetista atacar Dilma
* Folha São Paulo: Deputados americanos pedem a Biden recuo na relação Brasil-EUA ‘até novo líder ser eleito’
* Gazeta do Povo: Em paz com Bolsonaro, STF evita julgar “pautas-bomba” contra o governo
* Extra: CPI da Covid vai propor mudanças na legislação como pensão para órfãos e proibição de remédios ineficazes
* CNN: Estados Unidos confirmam reabertura do país para turistas vacinados contra Covid-19 em 8 de novembro
* O Globo: Metade dos professores estão sobrecarregados, desmotivados, ansiosos e cansados, diz pesquisa
* Eduardo Leite: VAMOS TRANSFORMAR A EDUCAÇÃO! Com muita alegria, lançamos o Avançar na Educação, maior plano de investimentos na área dos últimos 15 anos no Estado: R$ 1,2 bilhão até 2022, contemplando iniciativas importantes para o presente e o futuro dos estudantes.
* Bolsonaro: Tecnologia 100% nacional: Brasil apresenta a primeira bateria de nióbio do mundo que permitirá carros elétricos recarregarem em 6 minutos. A Volkswagen e a Toshiba já fecharam parceria para comercializarem a tecnologia
* Cleber Benvegnú: Caso configurar-se uma chapa com Beto Albuquerque como candidato a governador, apoiado pelo Lula e uma ampla frente de esquerda, surgirá a candidatura mais viável desse campo político no RS. É apenas um exercício de projeção.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques