O que vem da China na mala
O que vem da China na mala

A comitiva gaúcha que acompanhou o governador Tarso Genro em viagem à China retornou ao Brasil. Depois de dezenas de compromissos em solo asiático na busca de novos parceiros comerciais, a comitiva chegou a Porto Alegre no final da noite de segunda-feira, 9.

O prefeito Airton Artus, além de acompanhar os compromissos diplomáticos da missão oficial gaúcha, aproveitou a viagem para prospectar negócios para a Capital do Chimarrão. Em contato com empresários chineses, o prefeito divulgou o município e o potencial de produção local. Através do Perfil Socioeconômico bilíngue editado pela Folha do Mate e uma revista editada pela administração municipal em mandarim, Artus levou a grupos investidores informações sociais, econômicas e de empresas venâncio-airenses.

A viagem, que teve seus principais compromissos nas cidades de Pequim, Xangai e Wuhan, também contribuiu para estreitar relações. Em contato com o governador da província de Hubei, Wang Gue Scheng, prospecta-se que uma missão chinesa visite o Estado do Rio Grande do Sul em maio do próximo ano. Mês de Fenachim.

De prático, a notícia da China Tabacos confirmar sua associação com a Alliance One em Venâncio, em ato que deve acontecer no Palácio Piratini em breve.

Como expectativa, fica a possibilidade de Venâncio exportar carne e erva mate para os chineses ali adiante. Se isso acontecer, se abrem novos e promissores horizontes para os dois setores.

Além disso, Artus está de olho na instalação da XCMG com fábrica da linha amarela no Sul do Brasil em 2015. A área do antigo IPM em Estância Mariante está disponível para receber o investimento.

A Folha acompanhou tudo isso de perto com Guilherme Siebeneichler, único jornalista do interior do RS a acompanhar a missão, contando tudo para a audiência da Folha pelo jornal, site e rádio.