Parceria com a Univates

Venâncio pertence administrativamente ao Vale do Rio Pardo, que tem como cidade-pólo Santa Cruz. Geograficamente Venâncio pertence ao Vale do Taquari, pois é banhado pelo rio Taquari, região que tem como cidade-pólo Lajeado.
Depois da receber um campus da Unisc e diversas parcerias, Venâncio agora avança na possibilidade de parcerias com a Univates. A Universidade visitou o prefeito Jarbas da Rosa (PDT) em duas oportunidades oferecendo parcerias. Na semana que passou Jarbas e a vice Izaura Landim (MDB), mais Rosane da Rosa, da Saúde, foram à Univates.
Estão sendo debatidas possibilidades de parcerias na saúde e na educação. Na saúde, pelo que foi citado até agora, a possibilidade de gestão da UPA pela Univates, que já gere a UPA de Lajeado, está sendo avaliada, além de outros serviços. Na educação, a gestão de Emeis está sendo avaliada, pois a Univates tem setor específico para isso e já administra unidades em Lajeado.
São novos caminhos. Tenho uma grande expectativa. Venâncio é o segundo município com mais alunos na Unisc e o terceiro com mais alunos na Univates. Nos contatos com gestores da Unisc e da Univates, sempre reforço meu pensamento de que as universidades precisam cada vez mais estar presentes de forma ativa na comunidade regional, acelerando assim o desenvolvimento. E as duas universidades trilham este caminho. Bom para todos.
Preciso assinalar que uma parceria com uma universidade é coisa bem diferente de parcerias com OS’s ou ONG’s, tanto na gestão da saúde, como da educação. O prefeito Giovane Wickert (PSB) já buscava parcerias público-privadas na sua gestão. Chegou a ter uma OS de Taquari na gestão da EMEI do bairro Brands, mas não deu certo.
Com universidades existem muito mais possibilidades e, especialmente, segurança.

Notinhas

* Ex-prefeito Giovane Wickert (PSB) participou ontem a tarde do encontro Diálogos UniverCidades, promovido pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM) com apoio da União Europeia. Wickert lembra que Venâncio Aires foi o município mais bem avaliado do país com o Programa IPTU Mais no seu governo, em 2020, sendo replicado para o Brasil e outros países como boas práticas inovadoras.
* Assembleia aprovou nesta semana, por 34 votos contra 11, projeto do Poder Judiciário que estabelece cota de 20% para negros em todos os concursos do judiciário no RS.
* O Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, ao anunciar a compra de 100 milhões de doses da vacina Pfizer, garante que até o final do ano todos os brasileiros serão vacinados. Boa notícia.
* Senador Omar Aziz (PSD), presidente da CPI da Covid, está envolvido em corrupção no Amazonas, onde foi governador (2010-2014). Sua esposa e três irmãos foram presos por desvio de dinheiro da saúde no seu governo. O relator da CPI, Renan Calheiros (MDB-AL), também tem histórico de corrupção e desvio de dinheiro público. Dois políticos que deveriam estar pressos, como muitos outros que roubaram os cofres públicos durante quase duas décadas, foram escolhidos para conduzir uma CPI. Mais um deboche da cara do brasileiro.

Do Twitter

* Exame: Em articulações para 2022, Lula vai se reunir com Pacheco em Brasília
* CNN: O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) afirmou nesta quarta-feira, 5, que avalia editar um decreto para garantir a “liberdade de culto, de poder trabalhar e o direito de ir e vir”
* O Globo: Renan Calheiros diz que depoimento de Mandetta na CPI da Covid mostra que Bolsonaro divergiu das orientações científicas
* Folha S. Paulo: Com Teich na CPI da Covid, Bolsonaro chama de canalha quem se opõe ao tratamento precoce
* Ciro Gomes: É uma cegueira não ver que Bolsonaro é pavorosamente inadequado. Como também não ver que Lula está completamente antiquado. Só o BOLSOPETISMO insiste em não enxergar isso.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques