Prefeito Giovane Wickert anuncia filiação de Valdir König no PSB

Valdir com Nestor, Schuch e Giovane quando se filiou ao PSB na segunda-feira. (Foto: divulgação)

Nesta semana política conturbada no Legislativo, o prefeito Giovane Wickert conquistou um filiado de peso para o PSB, na segunda-feira,16. Na presença do presidente do partido em Venâncio, Nestor de Azeredo, do deputado federal Heitor Schuch, Valdir König se filiou e é pré-candidato a vereador em 2020, quando o prefeito Giovane, que hoje tem dois vereadores, quer eleger quatro.

Valdir é experiente na política. Natural de Linha Santana, no Vale do Sampaio, divisa com Santa Clara, foi vereador em Lajeado e em Santa Clara, e agora quer ser em Venâncio. Em visita à Folha na quinta, Valdir, que conheço há décadas como presidente da Sociedade Santo Antônio de Linha Santana, me detalhou mais da sua história política e da decisão tomada.

Ele trabalhou na campanha para vereador de Hélio Bruch pelo PMDB em Venâncio no ano de 1982, quando era funcionário da Granja Suinícola Bruch. Na eleição seguinte, em 1986, se candidatou a vereador em Lajeado pelo PP, representando o então distrito de Santa Clara e se elegeu. Em 1992 participou do processo de emancipação de Santa Clara e se elegeu vereador lá em 1996, e se reelegeu em 2000 como mais votado e foi presidente do Legislativo em 2001. Em 2003, por divergências no PP, foi para o PMDB com Paulo Kohlrausch, que se elegeu prefeito em 2006 se reelegeu em 2008 elegeu sucessor em 2012 e voltou a se eleger agora em 2016. Nestes governos Valdir não se elegeu, mas atuou nas secretarias de Obras e Agricultura e foi parar no PTB, onde também não se elegeu.

Empresário em Santa Clara, onde produz as bolachas caseiras Rei Arthur com dois filhos, ele é um dos maiores produtores rurais em Venâncio Aires em geração de ICMS com sua granja de suínos integrada da Dália em Linha Santana.

Valdir me contou que sempre teve vontade de fazer política em Venâncio e recebeu convite dos principais partidos políticos. Como tem ligação com o deputado Heitor Schuch que é do setor rural, optou pelo convite do prefeito Giovane e vai concorrer a vereador em 2020 em Venâncio, onde tem muitas ligações através do esporte e com sua indústria de bolachas.

 

Ratinho no Bagual Chefe do Chaleira

No final de semana o CTG Chaleira Preta realizou a final do Bagual Chefe, concurso interno para escolher o melhor cozinheiro(a). Eagro Mülller, do Chaleira, presidente da Associação das Entidades Tradicionalistas de Venâncio Aires (ATVA), registrou por lá a visita do ex-deputado estadual Luiz Fernando Staub, o Ratinho, que o PP anuncia como nome para concorrer a prefeito em 2020, como uma terceira via na possível polarização entre Giovane e Jarbas. Staub, que vivia sua vida de aposentado, reaparece em evento público. Parece mesmo estar disposto enfrentar as urnas novamente.

Ailto de Melo, presidente do PP, conta que o convite para ir ao evento foi feito por Cledio Staub, tradicionalista que foi vereador pelo partido nos anos 90.

Ailto, Cledio, Eagro e Staub no Bagual Chefe do Chaleira Preta. (Foto: Divulgação)

Coisa de ganster

Ao ser ouvido ontem ao vivo no Terra em Meia Hora, programa de jornalismo da Terra FM, emissora do grupo Folha do Mate, sobre a polêmica reunião de quarta-feira, o presidente da Câmara de Vereadores Eduardo Kappel (PL) demonstrou mais um vez seu total desequilíbrio. Não respondeu perguntas, mentiu, ofendeu pessoas, desrespeitou os jornalistas da bancada e ainda tentou agredir o diretor Daniel Heck quando saía da emissora. Fatos lamentáveis. O prefeito Giovane Wickert (PSB), que chegava para entrar no estúdio e falar sobre as exonerações do MDB no governo em consequência dos fatos da Câmara, repreendeu Duda e pediu que se retirasse.
Em setembro recebi ligação do vice-prefeito Celso Krämer (PTB) berrando como se estivesse lindando com seus bois em Taquari Mirim e fez ameça de morte.
Folha do Mate e Terra FM se posicionam sobre os fatos de ontem em nota oficial publicada na página 6 desta edição que será enviada como documento para o presidente da Comissão de Ética da Câmara de Vereadores Clécio Espíndola, o Galo (PTB) e para os líderes, do governo Sandra Wagner (PSB), e da oposição Sid Ferreira (PDT). Fica também o alerta para as autoridades policiais.

 

Um oásis

O Atlas da Notícia, levantamento anual de jornalismo local no país mostra que 3.487 municípios brasileiros (62,6%) são hoje ‘desertos de notícias locais’. Não tem um veículo sequer, seja jornal, site ou emissora de rádio e TV com conteúdo próprio. Uma triste realidade, que contrasta com a região dos Vales, onde os diários Gazeta do Sul de Santa Cruz, Folha do Mate de Venâncio Aires, O Informativo e A Hora de Lajeado, estão entre os melhores diários do interior do Brasil. Como presidente da ADI-RS por dois tive oportunidade de conhecer dirigentes e jornais do interior de todo Sul do Brasil. Em conteúdo local para o porte de cidades onde atuamos, posso afirmar que esse quarteto é destaque nacional. Aqui na nossa região, contando mais os outros jornais não diários, as rádios, a TV, somos bem servidos de conteúdo local. Somos um ‘oásis de notícias locais’ neste ‘deserto de notícias locais’ que é o Brasil.

 

Bom de ouvir

Nesta semana os alunos da escola Gaspar Silveira Martins que integram a orquestra e o coral fizeram apresentações em Porto Alegre, andaram da cataramã no Guaíba, foram ao shopping etc, marcando o encerramento do ano de muitas apresentações.

No dia seguinte o diretor Tiago Becker recebeu um e-mail que nos orgulha como escola e como pais:

Ontem, dia 17/12/2019, à tarde, no catamarã em Porto Alegre, trajeto centro-zona sul, embarcou um grande grupo de alunos desta Escola, com camisetas identificando-os como Escola Musical. Chamou a minha atenção, como certamente dos demais passageiros, a educação de todos eles, o comportamento civilizado, mesmo sendo muito jovens, todos adolescentes. Estão de parabéns, cenas como aquela nos fazem ter esperanças de um Brasil melhor no futuro. Parabéns à escola, parabéns a cada um daqueles meninos e meninas que se encontravam no grupo.”

O e-mail era assinado por Elenice de Souza, juíza da 12ª Vara do Trabalho do Tribunal Regional do Trabalho 4 de Porto Alegre, que estava no cataramã.

 

Notinhas

* Episódio da eleição da Câmara de quarta desenhou um novo mapa no Legislativo. O prefeito Giovane Wickert (PSB) elegeu maioria com oito vereadores. Depois de ‘fritar’ Nesloir Batisti em 2018, compensou com os três vereadores do MDB. Na quarta foi rejeitado por oito votos projeto que pedia autorização para a Prefeitura fazer empréstimo de R$ 1,6 milhão no Banco do Brasil para compra de rolos para serem usados nas estradas do interior. Os oito votos da chapa de Helena da Rosa (MDB) votaram contra. O prefeito perdeu a maioria no Legislativo para seu último ano de governo.
* Muitos questionam porque o prefeito Giovane ‘fritou’ Nelsoir Battisti por ter se negado a votar em Duda Kappel para presidente da Câmara em 2018, e agora ‘dispensa’ o MDB do governo por ter contrariado Duda. Se tenta imaginar qual o trunfo que Duda Kappel (PL), protegido do vice-prefeito Celso Krämer (PTB), tem? Posso garantir que ele está bem desgostoso e desconfortável com estas situações. Mas a política também é arte de ‘engolir sapos’. Giovane prefere ter Duda atirando na oposição.
* Policia Federal investiga uma mansão de R$ 10 milhões numa ilha da paradisíaca em Angra dos Reis, no Rio de Janeiro, cuja venda indica ‘mutreta’. Ex-funcionários da mansão disseram à Policia que a casa tem uma suíte que era usada frequentemente pelo ex-presidente Lula, que usava a casa com sua família. Eita santidade.
* Outra polêmica: A filha de Olavo de Carvalho, que a esquerda aponta como guru de Bolsonaro, lança um livro onde ‘detona’ o pai. Vai ganhar muito espaço na mídia, que prefere o guru Zé Dirceu.
* Policia diz que a youtuber Karol Eller, que teve o rosto deformado no Rio, atacou um homem por ciúmes da namorada. Na Globo só faltou Bonner dizer que Karol deu uma ‘carada na mão do homem’. Azar dela é ser lésbica e não ser ativista de esquerda.
* O secretario da Fazenda de Mato Leitão, Cleberton Ferreira, escreveu numa rede social: “Vai fazer caridade? Deixa celular e máquina fotográfica em casa. Caridade se faz com o coração, caso contrário é ostentação”.

 

Esportivas

* Guarani tem tarde de jogos de escolinhas, futebol feminino e às 17h o Encontro de Craques no gramado do Edmundo feix.

* Flamengo e Liverpool repetem hoje, às 14h30mion, em Doha, no Catar, a final do Mundial de Clubes de 1981, quando Flamengo de Zico, Júnior e Cia fez 3×0 e ficou com a Taça. Jogaço.

* Exemplo de gestão segue no Grêmio de Romildo Bolzan e Renato Portaluppi. O clube decidiu que vai ter 33 jogadores na temporada 2020, e destes, 11 serão da base.

O Inter, sem dinheiro, dispensou uma dúzia de jogadores ‘insuficientes’ e tenta se reorganizar. Pode ficar com a espinha dorsal de 2019 o que já um começou. E vai trocar os laterais e os atacantes de lado. Se acertar nas escolhas, pode dar certo.

 

Do Twitter

* Estadão: STF impõe derrota ao Planalto e suspende fim do DPVAT determinado por Bolsonaro

* Exame: Desafio eleitoral e novas reformas devem marcar 2º ano de Bolsonaro.

* Veja: Moro diz que 2019 foi bom para governo: ‘Não tivemos nenhum escândalo de corrupção’.

* IstoÉ: A Polícia Federal enquadrou os seis hackers por organização criminosa, e quatro deles também por invasão de dispositivos móveis.

* Folha S. Paulo: Internação por surto psicótico ligado à maconha cresce 30 vezes em Portugal onde droga é liberada.

* Cristian Deves: O eleitor que vende o seu voto não tem o que reclamar do politico. E o político que emprega parentes ou amigos também já vendeu o seu voto. Deixa de ser independente.

Deixe um comentário

Digite seu comentário
Digite seu nome