Uma máquina para sinalizar as ruas

Equipe da Prefeitura testa o novo equipamento na sinalização de chão das ruas. (Foto: Leandro Osórioi/AIPMVA)

A Administração Municipal está testando, desde terça-feira, 18, uma máquina para pintar faixas de trânsito na cidade, para substituir o ultrapassado modelo de pintura manual utilizado pela equipe da prefeitura.
E os primeiros testes estão agradando no Setor de Pinturas do Departamento de Trânsito, vinculado à Secretaria Municipal de Segurança Pública. O cálculo é que a economia de tempo e material é na casa dos 70%. Os quatro funcionários do setor, depois dos testes e ajustes para perfeito entendimento de como funciona o equipamento, começam o trabalho de sinalização de ruas na próxima semana. A cidade vai ficar melhor para o trânsito.
O investimento na aquisição da máquina foi de R$ 253, 5 mil, proveniente do montante financiado para aparelhamento e montagem da Secretaria de Segurança Pública, no final do ano passado pelo Município junto ao Badesul Desenvolvimento – Agência de Fomentos e, pelo programa ‘Cidades Mais Seguras’. Além da máquina, no valor total estão inclusos também o carretão reboque, com rompedor, pistolas manuais e pinta pista de rodagem, faixa de segurança, quebra-molas e cordão. O maquinário veio de São Paulo, onde foi adquirido da ITH, Hilário Máquinas.

 

Inscrições para treinamento gratuito de pré- candidatos

Encerram na segunda-feira, 24, as inscrições de pré-candidatos para o treinamento virtual gratuito que a Folha do Mate e Terra FM estão proporcionando, em parceria com a Unisc. O professor Ricardo Hermany, Coordenador do Curso de Direito da Unisc Campus Venâncio, vai fazer dois módulos para detalhar, à quem vai concorrer na eleição municipal, sobre legislação e atribuições de cada cargo; prefeito, vice e vereador.
No site da Folha tem o passo a passo para se inscrever gratuitamente. O treinamento será na quarta e quinta na próxima semana, dias 26 e 27 de agosto, das 19h às 21h.
A ação faz parte do plano de cobertura ‘Eleições 2020, Seu Voto, Sua Voz, Sua Folha, Sua Rádio’, que a Folha do Mate e Terra FM apresentaram no início deste mês, com a proposta de participar ativamente do pleito, oferecendo espaços no impresso, no microfone e nas plataformas digitais dos dois veículos, para que os candidatos possam expor o que pensam e o que propõem para o futuro dos municípios da microrregião de Venâncio, Mato Leitão, Passo do Sobrado e Vale Verde.
Fique ligado

Escola Cívico-Militar no bairro Cidade Nova

Leitor Eldor Schuh, da Estância Nova, se mostra entusiasmado com o anúncio da implantação da uma Escola Cívico-Militar junto a Escola Municipal Cidade Nova, do bairro Cidade Nova.
“Depois de ter sido militar em São Gabriel, na 13ª Cia. Com., durante três anos, como Cabo Mecânico, fico entusiasmado com a orientação Cívico-Militar nesta Escola Municipal aqui em Venâncio Aires. Ganha o município e principalmente os alunos que terão o privilégio de lá estudarem. Espero que outras escolas também adotem esta orientação”, me escreveu ele.
O presidente Bolsonaro quer criar 54 escolas por ano no país com esta orientação. Aqui no estado o deputado estadual Tenente-Coronel Zucco é autor da lei de implantação destas escolas. Ele esteve na escola Cidade Nova em reunião com a comunidade escolar no início deste ano. A escola passa a ter uma co-gestão das secretárias municipais de Educação e Segurança Pública em Venâncio.

MDB com PDT

A executiva do MDB de Venâncio decidiu na quarta-feira que vai apoiar a candidatura a prefeito de Jarbas das Rosa (PDT), indicando o nome do vice. A definição aconteceu depois de reunião de dirigentes de sete partidos na quarta-feira.
No MDB os quatro vereadores eram nomes para escolha do vice. Ontem pela manhã o presidente Paulo Ferreira disse que Helena da Rosa e André Puthin abriram mão. A definição seria entre Izaura Landim e Gilberto dos Santos. Ontem a tarde foi anunciado pelo PDT que Izaura será a vice de Jarbas..

PSDB com PSB

Ontem o presidente do PSDB, Vinícius Medeiros, anunciou que as pesquisas realizadas indicaram que uma candidatura de uma terceira via (PSDB, PSL, PP, DEM), como estava sendo debatido, não seria competitiva para o pleito e que o partido começa uma nova fase. O primeiro passo é um encontro com o PSB, a convite da vereadora Sandra Wagner que assumiu a presidência da sigla do prefeito Giovane Wickert. 2022 deve estar envolvido ai. Reelegendo Giovane e Celso, Vico seria candidato a deputado com apoio do governo?

Regras do PTB

O presidente nacional do PTB, Roberto Jeferson, anuncia decisão tomada em reunião do diretório nacional de que o partido não vai coligar com PSDB, Dem, nem partidos de esquerda na eleição municipal. Nos municípios com mais de 200 mil eleitores, será proibido desobedecer a orientação. Em Venâncio, com 50 mil eleitores, o PTB está coligado com o PSB. Como dizia Sergio Moraes, quando deputado, o que não é proibido, é permitido.

Turra sai da ABPA

Na quarta-feira o gaúcho Francisco Turra, ex-prefeito de Marau, ex-Ministro da Agricultura, deixou a presidência da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), cargo que ocupou por 12 anos. Assumiu o cargo o também gaúcho Ricardo Santin, que foi diretor das Associação Brasileira de Avicultura e era diretor executivo da ABPA.
Turra deixa um legado de união e crescimento aos setores da avicultura e suinocultura brasileiros. Entre 2008 e 2020, a entidade registrou um aumento de 25,6% no volume de carne de frango exportada e 38,4% nas receitas. Já em relação à carne suína, o incremento foi de 28,4% no faturamento ao longo do período.
Agora passará a atuar no Conselho Consultivo da Associação.

Turra em Venâncio

Em dezembro de 2014 Francisco Turra fez uma palestra sobre proteína animal na AABB em Venâncio, convidado do programa Encontros pela Diversificação da Folha do Mate, em parceria com a Administração Municipal e Caciva. Turra conheceu o projeto de Proteína Animal lançado pelo prefeito Airton Artus (PDT). Se entusiasmou tanto com a proposta a ponto de se intitular ‘padrinho’ do projeto.
No governo do prefeito Giovane Wickert (PSB) o setor de proteína animal segue avançando com a chegada das cooperativas Dália e Languiru ao município. E temos muito por avançar ainda, pois as oportunidades de mercado para o setor são cada vez maiores, mais atrativas e mais rentáveis.

Revista Alliance

Recebo da Alliance One duas publicações dirigidas. A revista Alliance de Ouro, destinada aos produtores integrados da tabacaleira, que destaca a sucessão rural, com jovens produzindo tabaco, tema que a Folha também tem destacado em suas páginas. A outra publicação é a Revista da Alliance, destinada aos empregados Alliance One Brasil Exportadora de Tabacos, com sede administrativa em Venâncio, empresa liderada por Fernando Limberger, Diretor Regional para a América do Sul.

PPP com veto

Presidente Bolsonaro vetou a prorrogação de contratos de municípios com empresas estatais para exploração dos serviços de água e esgotos no Marco Regulatório do Saneamento. Se o Congresso não derrubar o veto, a PPP que o prefeito Giovane Wickert (PSB) negocia com a Corsan para prorrogar por mais 30 anos o contrato da estatal em Venâncio, cai por terra. O veto de Bolsonaro é entendido como vontade do governo pelo processo de privatização dos serviços de água e esgoto.

Esportivas

* No Brasileiro o Grêmio empatou em 1×1 com o Flamengo no Maracanã e é 6º, com 6 pontos em quatro rodadas. O Inter venceu o Atlético de Goiás, quarta no Beira Rio, por 3×0, e assumiu a liderança do campeonato, com 9 pontos em quatro rodadas. Na quinta o Vasco assumiu a liderança com 9 pontos em três rodadas.
Na rodada do fim de semana o Inter joga hoje às 19h contra o Atlético Mineiro, no Beira Rio. O Grêmio joga no domingo as 16h contra o Vasco, no Rio.

* Bayern da Alemanha e PSG da França fazem a final da Champions League da Europa, neste domingo, às 16h, em Lisboa, Portugal. Dois grandes na final. É o confronto entre Neymar (PSG) e Lewandoswki (Bayern), que pode render o prêmio de Melhor do Mundo para quem for melhor na decisão, prêmio que na última década foi alternado entre Messi e Cristiano Ronaldo.

Do Twitter

* GaúchaZH: Leite minimiza oposição de prefeitos e volta a defender cronograma de retomada das aulas
* Veja: Petrobras eleva preço da gasolina em 6% e diesel em 5% nas refinarias
* O Globo: Repasses da lei Aldir Blanc aos estados e municípios devem começar em setembro
* Estadão: Supremo julga pedido de partidos para derrubar regra sobre prestação de contas
* Folha S. Paulo: Com apoio de Maia, governo reverte derrota no Senado e mantém veto a reajuste do funcionalismo
* Márcio Biolchi: Acabei de votar pela manutenção do Guedes. Quer dizer: do veto! Espero que seja o re-início de uma agenda de governo. De preferência, resolvendo problemas
* Telmo Kist: Fato raro. A Câmara Federal foi mais responsável que o Senado Federal.
* Airton Artus: No sistema bicameral deveria ser o contrário.
* Fabrício Haas: No Brasil, quando se fala em reforma fiscal, sempre se fala em mexer no servidor público! Mudar impostos, combater sonegação e desvios ninguém quer!
* Cristian Deves: Quem poupa o Lobo sacrifica as ovelhas…

Deixe um comentário

Digite seu comentário
Digite seu nome