Venâncio Aires 130 anos

É hoje o 11 de maio, data que marca os 130 anos de emancipação da Capital Nacional do Chimarrão. Desde 1809, até a emancipação, em 1891, esta terra pertenceu aos municípios de Rio Pardo, Triunfo, Taquari e Santo Amaro – hoje distrito de General Câmara. Inicialmente conhecida como Faxinal dos Fagundes, depois Faxinal dos Tamancos e Freguesia de São Sebastião Mártir, a localidade foi elevada à categoria de vila em 30 de abril de 1891, já com o nome de Venâncio Aires, obtendo sua autonomia político-administrativa em ato assinado pelo então vice-governador Dr. Fernando Abbott. E, em 11 de maio do mesmo ano, foi instalado o município de Venâncio Aires. O nome foi dado pelos republicanos rio-grandenses em homenagem ao advogado abolicionista e precursor das ideias republicanas Venâncio de Oliveira Ayres, nascido em Itapetininga, São Paulo, e radicado no Rio Grande do Sul.
Esta é a nossa história em poucas linhas. Mesmo em tempos de pandemia, temos o que comemorar, de forma cívica, por esta terra onde nascemos e onde muitos outros foram recebidos para juntos construirmos uma das 30 maiores economias gaúchas.
E, para marcar estes 130 anos, a Folha e a Terra promovem amanhã o painel ‘Descubra Venâncio’, das 20h às 22h, pela Terra FM e páginas da Folha e Terra no Facebook. O deputado Edson Brum (MDB), secretário estadual do Desenvolvimento Econômico; o prefeito, Jarbas da Rosa (PDT); o vice-reitor da Unisc, Rafael Henn; e a empresária Fabiana Bergamaschi, participam deste debate e troca de ideias, buscando apontar caminhos para o desenvolvimento. Temos muito o que comemorar. Temos muito por fazer. Temos muitas oportunidades.

Notinhas

* O prefeito de Cachoeira do Sul, ex-deputado José Otávio Germano (PP), desobedece o Plano Nacional de Vacinação do Ministério de Saúde e está vacinando professores antes das pessoas com comorbidades. Perguntei, no domingo, 9, ao prefeito Jarbas da Rosa (PDT) sobre isso. Ele me respondeu que vai respeitar o Plano Nacional. Questionei sobre Cachoeira vacinar. Ele me respondeu que um processo judicial a mais para José Otávio não vai fazer diferença.
* A Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra) abriu uma unidade de recebimento de grãos no Parque da Expoagro, em Rincão del Rey, Rio Pardo. Em dois meses já está com sua capacidade de 502 mil sacas esgotada e vai expandir. Um ótimo caminho, pois a grande maioria dos fumicultores planta milho ou soja na resteva do tabaco. Trabalhar com grãos abre novas perspectivas para a Afubra e seus associados.

Do Twitter

* Extra: Estudo indica que crianças têm pouca chance de transmitir Covid a adultos; pesquisa pode orientar reabertura de escolas
* UOL: Mourão: Chegaremos ao final do ano com 160 milhões de pessoas vacinadas
* BBC: A preocupante expulsão de jornalistas estrangeiros da China: ‘País está se fechando’
* GZH: Bolsonaro parabeniza polícia após operação que deixou 28 mortos no Jacarezinho
* Folha S. Paulo: Lideranças do PT, PSB e PSD avaliam grande acordo em estados para enfrentar Bolsonaro em 2022
* Jair Bolsonaro: Ao tratar como vítimas traficantes que roubam, matam e destroem famílias, a mídia e a esquerda os iguala ao cidadão comum, honesto, que respeita as leis e o próximo. É uma grave ofensa ao povo que há muito é refém da criminalidade. Parabéns à Polícia Civil do Rio de Janeiro!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques