Câmeras de videomonitoramento

-

Sabe aquelas câmeras de videomonitoramento que estão espalhadas pela cidade? As imagens captadas por elas podem servir de ‘prova’ para que condutores de veículos que cometem infrações sejam autuados. Isso mesmo. A possibilidade passou a valer no dia 1º de abril (e não é mentira!), quando foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) uma resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contram) que regulamenta a multa a partir dos flagrantes on-line.
Embora os equipamentos possam ser utilizados para fins de autuação, em Venâncio Aires as autoridades não pretendem tomar isso como prática. Secretário municipal de Segurança Pública e coordenador do Departamento de Trânsito, o sargento Jair Garcia afirma que, em um primeiro momento, as câmeras de videomonitoramento serão mecanismos que auxiliarão os agentes de trânsito e policiais a trabalharem a conscientização dos motoristas aqui na Capital Nacional do Chimarrão.
Casos mais graves até serão considerados, mas a ideia é, realmente, mostrar eventuais transgressões e garantir que os condutores não venham a reincidir. Portanto, quem gosta de ‘andar fora da linha’, deve pensar duas vezes antes de descumprir as regras de trânsito. Isso porque, embora ainda não sejam aplicadas multas por meio das câmeras, certamente o sistema de vigilância ajudará as autoridades a coibir e, porque não dizer, reprimir as inúmeras infrações que estamos acostumados a presenciar por todos os cantos.
Esta é mais uma forma de busca pela conscientização, por um trânsito mais seguro. E é apenas uma das tantas ‘pontas’ que devem se unir para que o trânsito deixe de ser um risco diário. É preciso discutir locais de estacionamento que são ocupados indevidamente, da velocidade acima do permitido e do consumo de bebida alcoólica ao volante, entre outros assuntos. Como destacou Jair Garcia, a intenção não é aproveitar a publicação da resolução nacional para sair multando, mas também é preciso evoluir na consciência.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes