Cenário pronto para as eleições municipais

-

Encerrou, nesta semana, o prazo para os partidos políticos realizarem as convenções e definirem os candidatos a prefeito, vice e vereador para as eleições municipais de 2020. Com essa etapa, está pronto o cenário eleitoral para a disputa majoritária e legislativa dos municípios. Com coligações e nomes definidos, as atenções se voltam, agora, para o início da campanha eleitoral que se inicia em uma semana.

A Folha do Mate registrou, nas últimos 15 dias, todos os encontros partidários de Venâncio Aires, Mato Leitão, Vale Verde e Passo do Sobrado, que são os municípios que integram a região de cobertura. Nas páginas do jornal, antecipamos todas as candidaturas que ainda precisam ser homologadas pela Justiça Eleitoral, mas que já indicam quem e quantos estarão em busca de votos, a partir do dia 27 de setembro, data que dá a largada para a campanha eleitoral.

Em Venâncio Aires, dois candidatos irão disputar a Prefeitura. O atual prefeito, Giovane Wickert (PSB), buscará a reeleição, e Jarbas da Rosa (PDT), que ficou em segundo lugar na eleição de 2016, será o candidato da oposição. Para a disputa das 15 cadeiras da Câmara de Vereadores da Capital do Chimarrão, 212 nomes foram apresentados e aprovados durante as convenções de 13 siglas partidárias. O número, como mostra reportagem publicada pela Folha, neste sábado, é 63% superior ao registrado no último pleito municipal, quando 130 candidatos concorreram a vereador.

Na microrregião, os postulantes aos cargos de prefeito e vereador também estão definidos. Em Mato Leitão, pela primeira vez na história política, o município de pouco mais de 5 mil habitantes terá apenas um candidato a prefeito. O atual prefeito, Carlos Bohn (PSDB), disputará sozinho o cargo. Para a disputa da Câmara de Vereadores, a Cidade das Orquídeas terá 43 candidatos, que representarão quatro siglas.

Enquanto que os mato-leitoenses terão um único candidato para o cargo de chefe do Executivo, em Passo do Sobrado o cenário é bem diferente. O eleitor terá quatro opções para votar na hora de escolher o candidato a prefeito. Destas, duas serão chapas puras. Na eleição passada, em 2016, Passo do Sobrado já teve três chapas majoritárias. Concorrem a prefeito, neste ano, Evaldir Dettenborn (PSDB), Ivo Port (PT), Edgar Thiesen (PP) e Nubia Andreia Kaufmann Bartz (PDT), que é a única mulher da microrregião a concorrer ao cargo de prefeita. Para vereador, serão 50 candidatos divididos em seis partidos.

Já em Vale Verde, duas chapas majoritárias foram confirmadas. Uma é liderada pelo atual prefeito, Carlos Gustavo Schuch (MDB) e a chapa de oposição tem Ricardo de Azeredo (PSB) de volta à disputa eleitoral. Ele foi prefeito de Vale Verde no mandato 2013/2016. Em Vale Verde, 31 candidatos, representando cinco partidos, disputam o cargo de vereador.

Com nomes apresentados e os candidatos prontos para iniciarem a ‘caça’ aos votos, é hora do eleitor conhecer as propostas. Neste sentido, a Folha do Mate, junto com a Terra FM, preparam entrevistas especiais para auxiliar os leitores, ouvintes e internautas com as informações que possam contribuir com esse exercício democrático. A cobertura inclui uma série de cinco debates com a participação dos candidatos a prefeito. Serão dois debates entre os candidatos da Capital do Chimarrão e mais três debates com os candidatos de Mato Leitão, Vale Verde e Passo do Sobrado. Informação é uma das melhores ferramentas para conhecer quem está preparado para representar e fazer a estão dos nossos municípios.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes