Para marcar a Semana Nacional do Trânsito, que encerra neste sábado, 25, a Prefeitura de Venâncio Aires apresentou propostas para realizar mudanças no trânsito do município. No dia 30 deste mês, o Conselho Municipal de Trânsito vai apreciar e aprovar essas alterações, que serão implementadas na região central da cidade. Além da instalação de uma sinaleira na esquina das ruas Tiradentes e Jacob Becker, o Departamento de Trânsito propõe o chamado sistema binário para algumas vias, que consiste em transformar vias de mão dupla em ruas de sentido único. Mais do que isso, são mudanças que buscam melhorar o uso do espaço da via e reduzir conflitos e acidentes entre veículos, pedestres e ciclistas.
O objetivo principal destas alterações, que podem ser colocadas em prática ainda no mês de outubro, é melhorar o tráfego, especialmente em horários de pico, como ao meio-dia e no fim da tarde. São medidas importantes e necessárias tendo em vista que a frota de veículos do município cresceu significativamente nos últimos anos: quase 80% em 14 anos. Atualmente, são quase 50 mil veículos para uma população de 72 mil habitantes.
Neste cenário, é preciso observar que embora o número de automóveis, motos, caminhões tenha crescido, muitas ruas contam com praticamente a mesma infraestrutura de décadas passadas. O prefeito Jarbas da Rosa, ao anunciar as propostas, observou que a pavimentação de vias alternativas para desafogar o trânsito é uma das frentes importantes, mas que exigirá um alto investimento.
Nesta discussão entra um desafio que não é só de Venâncio, mas de inúmeras cidades de médio e grande porte: a mobilidade urbana. Nesta esteira também estão o incentivo ao uso de bicicleta, o transporte coletivo, a infraestrutura das vias e todas as questões ambientais envolvidas neste tema, como a poluição do ar e sonora. É preciso garantir soluções que garantam um ‘ir e vir’ mais seguro para todos. Aliás, segurança é palavra-chave quando o assunto é trânsito.
É preciso ter esse olhar para o planejamento urbano de forma permanente, sem esquecer que um tráfego melhor e mais seguro não se faz apenas com sinalização e vias em condições. Trânsito seguro depende da conduta, da conscientização e do respeito de motoristas e pedestres. Aliás, essa é a mensagem central da campanha ‘Vai na boa’, desenvolvida desde o mês de junho pela Folha do Mate e Terra FM. No trânsito, sua atitude muda tudo!