O fim de semana será marcado pelas primeiras convenções partidárias em Venâncio Aires. Neste sábado, 5, se reúnem PDT, MDB, PSD, Cidadania, PSC e PSL. Já no domingo, 6, o Republicanos reunirá os seus integrantes. Com isso, as legendas que compõem a base de apoio às pré-candidaturas de Jarbas da Rosa (PDT) e Izaura Landim (MDB) terão concluído a etapa de confirmação de intenções para a Prefeitura e Câmara de Vereadores.

Na segunda-feira, o PT realiza a sua convenção. É a única sigla que encaminhará o processo de forma virtual. Embora exista a sugestão de neutralidade do partido nas eleições de 2020, a tendência é de que os petistas ofereçam mais votos à chapa de Giovane Wickert (PSB) e Celso Krämer (PTB), que vão tentar a reeleição. Outro partido que também deve manter apoio aos atuais prefeito e vice é o Progressistas, que faz parte do governo e fará sua convenção no próximo sábado, dia 12.

Completando a lista de legendas que manifestaram participação efetiva no processo eleitoral deste ano, PSB, PTB, PSDB e PL confirmaram convenções também para o dia 12. O último partido a reunir os filiados será o Democratas, no próximo domingo, dia 13. Estas cinco siglas já garantiram apoio a Wickert e Krämer. O atual cenário sugere que, em número de partidos, as duas chapas vão para a eleição empatadas: sete para cada lado, isso se mais nenhum fizer manifestação pública.

Depois das convenções e com candidatos à majoritária e ao Legislativo definidos, partidos e postulantes a cargos eletivos passarão à fase burocrática de encaminhamento de documentações, efetivação de CNPJs e confecção de material de campanha. Após isso é que o processo decola definitivamente, com a liberação para pedir votos de fato, no dia 27 de setembro. A partir desta data, os candidatos terão 45 dias para convencer os eleitores da Capital do Chimarrão com as suas propostas.

Neste período, o jornal Folha do Mate e a rádio Terra FM 105.1 manterão a comunidade de Venâncio Aires e da microrregião – Mato Leitão, Passo do Sobrado e Vale Verde – informadas sobre todos os fatos que envolvem as eleições. O projeto ‘Seu Voto, Sua Voz’, que já está em desenvolvimento, ganhará ainda mais destaque com a realização de cinco debates. O primeiro ocorrerá no dia 8 de outubro, com os candidatos à Prefeitura de Venâncio Aires. Jarbas da Rosa (PDT) e Giovane Wickert (PSB) ficarão frente a frente pela primeira vez.

Mais tarde, os veículos de comunicação darão espaço para os candidatos da região. No dia 9 de novembro, o debate será entre candidatos de Mato Leitão; no dia 10 de novembro, os agentes políticos de Passo do Sobrado terão a sua vez; e no dia 11 de novembro, os postulantes à majoritária de Vale Verde terão a oportunidade de apresentar propostas durante debate.

A ‘maratona’ de integração com os ‘atores’ das eleições deste ano culmina no dia 12 de novembro, quando os candidatos à Prefeitura de Venâncio Aires voltarão a se encontrar. Depois, Folha e Terra garantirão cobertura completa do dia do pleito e divulgação dos resultados. Serão mais de 20 profissionais envolvidos em um trabalho sério, imparcial e de credibilidade.

Deixe um comentário

Digite seu comentário
Digite seu nome