A memória é uma das funções que garante nosso conhecimento. Ou seja, uma experiência vivida passa a ser revivida sob a forma de uma lembrança. Com isto se aprende, se aperfeiçoa o que se aprendeu e finalmente passa a relembrar o que foi memorizado. Portanto, a capacidade desta memorização é responsável pelo nosso aprendizado.

Ao praticarmos o aprendizado, aumentamos nosso conhecimento. Por outro lado, ao ficarmos longos períodos sem praticar, tendemos a evoluir para o esquecimento.

É preciso que se diga que, uma vida sedentária, com excesso de preocupações e insatisfações, bem como uma dieta deficiente, provoca perda de memória.

No adulto, uma perda mais significativa da memória pode estar ligada a doenças neurológicas como doença de Alzheimer ou mesmo a distúrbios circulatórios do cérebro, podendo também ser causada por doenças psicológicas como estresse, ansiedade, depressão, alcoolismo, hipotireoidismo ou ao uso exagerado e prolongado de tranquilizantes.

Podemos, isto sim, manter nossa memória bem aquecida e atuante em nosso benefício. Hoje já se sabe que o declínio da capacidade mental, observado com a avançar da idade, ocorre em grande parte em decorrência da diminuição da atividade intelectual. Não adiante tomarmos uma montanha de remédios para melhor a nossa memória. Precisamos, isto sim, estimula-la continuamente, da mesma forma como se estimula a musculatura, para manter-se em forma.

Tudo pode começar, com a manutenção de um estilo de vida mais ativo, com atividades físicas feitas com regularidade e uma dieta mais saudável. É preciso que nos mantenhamos atuantes. Estes são os ingredientes básicos para o desenvolvimento e conservação da memória. Desta forma, manter uma contínua atividade intelectual como leitura, jogos que exijam muito raciocínio, como por exemplo, palavras cruzadas ou xadrez, auxiliam no desenvolvimento da memória.

Quem sabe, vamos exercitar nossa memória com novos aprendizados e mesmo na idade já mais avançada, ainda podemos tornar o ócio mais produtivo.

Deixe um comentário

Digite seu comentário
Digite seu nome