Os 4.904 eleitores de Passo do Sobrado terão que escolher entre quatro candidatos a prefeito, nas eleições deste ano. O pleito no municípios é marcado por aspectos inéditos, como a dobradinha entre PDT e PTB, a candidatura de uma mulher à majoritária e o fato de dois candidatos concorrerem em chapas puras.

Evaldir Dettenborn disputa a majoritária ao lado do ex-prefeito João Regert, para vice, pelo PSDB. Pelo Partido dos Trabalhadores (PT), concorrem o empreiteiro Ivo Port a prefeito e o advogado Célio Hanemann a vice.

O PDT tem a vereadora e professora Núbia Kaufmann Bartz como candidata à prefeita e o comerciante Dilson Kroth (PTB) para vice. O comerciante Edgar Thiesen (Progressistas) concorre a prefeito, tendo como vice a professora e vereadora Celina Fagundes da Rosa (MDB).

Confira o perfil dos candidatos a prefeito de Passo do Sobrado:

Edgar Thiesen (Progressistas)

  • Informações gerais e de família: Edgar Thiesen nasceu em 22 de julho de 1979, na localidade de Várzea dos Camargos, interior de Passo do Sobrado. Filho dos agricultores Osvaldino e Elídia Thiesen, o comerciante é casado com Catiane Maria Haas e pai de Natália, 10 anos, Júlia (falecida) e Caio Otávio, 3 anos. É contador e proprietário das lojas Benvim e O Amarelinho.
  • Candidatura: Concorre pela coligação Progressistas/MDB/PSB – Um passo forte para a mudança.
  • Formação: Estudou na Escola Alexandrino de Alencar, cursou técnico em Contabilidade no Colégio Professor José de Oliveira Castilhos, de Venâncio Aires, e curso superior de Ciências Contábeis na Unisc, de Santa Cruz do Sul, onde se formou em 2003.
  • Trajetória política: Filiou-se ao PP (atual Progressistas) há três anos. Concorre pela primeira vez.
  • Representatividade e atuação comunitária: Contato com a população e empresas por meio do trabalho como comerciante e contador.
  • Por que quer ser prefeito? “Quero ser prefeito porque acredito que dá para melhorar a cidade. Passo do Sobrado é um lugar bom para viver, mas precisa ser mais rentável, com mais geração de emprego para que a população possa viver com mais qualidade de vida. Estou preparado para contribuir com isso.”

Evaldir Dettenborn (PSDB)

  • Informações gerais e de família: Evaldir Carlos Dettenborn tem 61 anos. Filho de Alcino Dettenborn e Ilda Dettenborn, nasceu em 21 de fevereiro de 1959, em Passo do Sobrado. É casado com Vania Andreia de Mello Dettenborn, com que tem as filhas Agata M. Dettenborn e Penélope M. Dettenborn. Além disso, é pai de Leonel, Leandro e Gabriele F. Dettenborn, candidata a vereadora.
  • Candidatura: Concorre em chapa pura do PSDB
  • Formação: Tem curso superior incompleto (Direito/Unisc)
  • Trajetória política: Filiado ao PSDB, participa da política desde 1998. Foi candidato a vereador uma vez, mas não se elegeu por falta de votos para a legenda.
    Representatividade e atuação comunitária: Foi dirigente de Ligas esportivas locais, criador da Associação Rádio Comunitária 105,9 FM, legalizada desde o ano de 2007.
  • Por que quer ser prefeito? “Eu e o João Regert, ex-prefeito, queremos ser aqueles que irão tirar o município do retrocesso e da estagnação financeira, valorizando, em especial, o homem do campo, queremos buscar a saúde integral com a reabertura de nosso hospital, fazer moradia popular e, entre outros, buscar empresas/empregos, algo muito raro por aqui. Queremos fazer nossa gente acreditar novamente na classe política.”

Ivo Port (PT)

  • Informações gerais e de família: Filho de Armando e Celita Port, Ivo Port nasceu em 13 de fevereiro de 1965, no município de Frederico Westphalen. Há 17 anos, reside em Passo do Sobrado. Tem 55 anos, é casado com Rosemara Soares e tem como filhos Bruno, 26 anos; Camila, 14 anos; Diony, 28 anos; Douglas, 30 anos; e Samanta, 17 anos.
  • Candidatura: Concorre pela chapa pura do PT – Nossa Coligação é com Você!
  • Formação: Cursou Ensino Fundamental no extinto Grupo Escolar da cidade de Capitão Leônidas Marques, no Paraná.
  • Trajetória política: É filiado ao PT desde 1985. Foi presidente do partido em Itaquiraí (MS), de 1988 a 1992, e do PT de Passo do Sobrado entre 2009 e 2011. Foi candidato a vereador em Itaquiraí, em 1988. Foi eleito 1º suplente de vereador em Passo do Sobrado em 2012, tendo assumido o cargo por um mês em 2013. Apresentou na Câmara de Vereadores o projeto que reduzia de 60 para 30 dias as férias dos vereadores no Município de Passo do Sobrado, tendo sido rejeitado pela maioria dos vereadores na época.
  • Representatividade e atuação comunitária: Integrou o Conselho de Pais e Mestres (CPM) da Escola Estadual de Ensino Médio Alexandrino de Alencar, no período de 2004 a 2012; e o CPM da Escola José Duarte de Macedo, entre 1996 e 2002, em Venâncio Aires.
  • Por que quer ser prefeito? “Represento a classe trabalhadora e que irá lutar pelos direitos dos trabalhadores. Assumi o desafio com o povo de Passo do Sobrado em dar continuidade aos governos do PT e do Helinho que permitiram ampliar o número de conquistas sociais aos passo-sobradenses, melhorando a qualidade de vida e permitindo o desenvolvimento econômico e social no município.”

Nubia Andreia Kaufmann Bartz (PDT)

  • Informações gerais e de família: Nubia Andreia Kaufmann Bartz nasceu em 7 de abril de 1973, em Campo do Sobrado, interior de Passo do Sobrado, filha de José Alvicio e Eronilda Kaufmann. Tem 47 anos, é casada com Ubirajara Bartz (Bira) e mãe Isadora, 17 anos, e Brenda, 11 anos.
  • Candidatura: Filiada ao PDT, concorre pela coligação PDT/PTB – União, Força e Renovação por Passo do Sobrado.
  • Formação: Graduada em Biologia pela Unisc, atua como professora e orientadora educacional. Tem especialização e pós-graduação em Orientação Educacional, pela Faculdade Dom Alberto. Atua como professora na Escola Municipal Francisco Antônio de Borba Filho e na Escola Estadual Alexandrino de Alencar.
  • Trajetória política: Foi diretora da Escola Municipal Francisco Antônio de Borba Filho, entre 2005 e 2008, e secretária municipal de Educação, Cultura e Desporto, entre 2009 e 2012. Em 2012, foi eleita vereadora para o mandato de 2013 a 2016. Em 2013, foi presidente da Câmara. Foi reeleita vereadora em 2016.
  • Representatividade e atuação comunitária: Participa do Grupo Só Elas, Cipave e Conselho Escolar da Escola Alexandrino de Alencar, além de participação ativa em comunidades e entidades tradicionalistas do município.
  • Por que quer ser prefeita? “Me sinto preparada para fazer mais pelo município, com uma visão inovadora e uma gestão pautada em planejamento e capacidade técnica. Ofereço a minha experiência de gestão pública para apresentar uma proposta viável de governo, que vai levar o município ao caminho do sucesso, com uma agricultura forte, educação de qualidade, uma saúde que possa atender integralmente, atraindo também mais investimentos, empregos e renda para nossa população, resolvendo os problemas enfrentados atualmente.”

Deixe um comentário

Digite seu comentário
Digite seu nome