Prefeitura de Passo do Sobrado (Foto: Divulgação)

Em Passo do Sobrado, o cenário que se apresenta é a possibilidade de até quatro candidatos à majoritária. O PSDB confirmou que fará sua convenção nesta quarta-feira, 9, e, segundo o presidente do partido, Evaldir Dettenborn, a sigla irá concorrer com chapa pura: ele mesmo para prefeito e o ex-prefeito João Regert para vice. A legenda está aberta ao apoio de alguma sigla que tenha interesse, mas que também tenha afinidade com as ideias do PSDB.

PDT

Conforme a presidente do PDT, Maristela Azambuja, a sigla vem trabalhando há tempo para as eleições deste ano e divulgando nos meios de comunicação as pré-candidaturas a prefeito, vice e vereadores. “Desde o início nos colocamos abertos ao diálogo com as pessoas, partidos e lideranças do município. Desta forma, continuamos discutindo ideias e propostas até a nossa convenção, que acontece dia 12”, afirma Maristela.

Segundo ela, a sigla tem candidatos para concorrer com chapa pura, com a vereadora Núbia Kaufmann Bartz para prefeita e o empresário Gustavo Rocha para vice. No entanto, o partido continua conversando sobre possíveis coligações. “Nos últimos dias vem se intensificando o diálogo e acreditamos que até a convenção, poderá ter uma coligação. São cenários que dia a dia vão se costurando, com pessoas que acreditam no nosso projeto para Passo do Sobrado”, destaca a presidente do PDT.

Progressistas

O presidente do Progressistas, Fábio Baierle, afirma que o partido fará sua convenção no dia 13, com votação acerca da formação de coligação para disputa da eleição majoritária, escolha de candidatos e outras definições relativas a este pleito. Também haverá votação para a escolha dos candidatos a uma vaga na Câmara e definição dos números de candidaturas, bem como do nome a ser registrado na urna de votação. Na oportunidade também haverá votação para aprovação do plano de governo do candidato a prefeito.

Segundo Baierle, o Progressistas vem desde meados de 2019 colocando o nome de Edgar Thiesen, proprietário do Amarelinho, como pré-candidato a prefeito. “Acreditamos que o partido tem credibilidade perante a comunidade e, a respeito de coligações, estamos em tratativas com demais partidos, mais alinhados a legendas que queiram assimilar com as mesmas propostas que o nosso partido vem propondo. Mas estaremos dialogando com os grupos até o momento das convenções”, diz ele.

PTB

De acordo com o presidente do PTB, José Loreno Baierle – partido que comanda o Município com o prefeito Hélio de Queiroz -, a sigla ainda não tem uma definição, mas existem propostas de coligações e uma decisão deve ser tomada até quinta-feira, 10, quando acontece a convenção da sigla.

PT

Conforme a presidente do Partido dos Trabalhadores (PT), Ana Caroline Sebben, a sigla recebeu proposta de outra agremiação a fim de firmar coligação. “Da mesma forma enviamos proposta a um outro partido, que a está analisando. Caso não haja entendimento com nenhuma das duas siglas, manteremos candidatura própria, de prefeito e vice-prefeito”, assegura. A convenção acontece dia 16.

MDB

Segundo a presidente do Movimento Democrático Brasileiro (MDB), Celina Fagundes da Rosa, desde o último pleito eleitoral, o partido iniciou um trabalho de reorganização e ampliação do seu quadro de filiados e simpatizantes, “sendo que a Executiva vem sentindo o resultado desse trabalho, pois em pleno período pré-eleitoral, está realizando filiações de pessoas que estão acreditando no MDB”.

Ela acredita que muitas vezes os partidos pecam ao não ouvirem a população. “Com a participação dos fundadores do partido e os novos filiados, o MDB está vivendo uma nova história, com pré-candidatura à majoritária e vereança, como já aconteceu no passado. Em política, o que conta são as atitudes e, por isso, o MDB procura sempre, através do diálogo, proposições, ações e atitudes sérias, para colaborar com o desenvolvimento de Passo do Sobrado”, afirma.

Ela conclui dizendo que a convenção acontece no dia 13 e que a sigla está aberta ao diálogo, com grupos políticos que pensam em uma construção conjunta, para o desenvolvimento do município.

Prazos

O prazo final para as convenções partidárias, que definirão candidatos às eleições municipais deste ano, é 16 de setembro. As legendas precisarão eleger internamente a nominata de postulantes aos cargos de vereador, prefeito e vice-prefeito, caso haja chapa majoritária. Já o prazo final para a apresentação do pedido de registro de candidatura à Justiça Eleitoral é 26 de setembro.

Deixe um comentário

Digite seu comentário
Digite seu nome