Evaldir Dettenborn é pré-candidato a prefeito pelo PSDB e o Ex-prefeito João Regert é pré-candidato a vice, se a chapa for pura (Fotos: Claudio Froemming/Folha do Mate)
Evaldir Dettenborn é pré-candidato a prefeito pelo PSDB e o Ex-prefeito João Regert é pré-candidato a vice, se a chapa for pura (Fotos: Claudio Froemming/Folha do Mate)

O PSDB anunciou que o ex-prefeito e agricultor João Regert e o coordenador da rádio comunitária Compasso FM e também agricultor, Evaldir Dettenborn, são os pré-candidatos à majoritária pelo partido. A intenção da sigla é buscar coligações que tenham a mesma linha de pensamento, mas se isso não ocorrer, não está descarta a hipótese de disputa das eleições com chapa pura, conforme os dois pré-candidatos.

“Não é de hoje que buscamos a ideia de concorrer ao cargo máximo em nosso município. Quando fomos atrás da concessão da rádio comunitária, procuramos oportunizar a todos o espaço pelos seus direitos e a um tratamento igualitário”, diz Dettenborn. Ele enfatiza que muitos munícipes dizem ser uma utopia, mas eles acreditam se tratar de uma questão de oportunidades. “Sempre afirmamos, no uso dos microfones, que a coisa pública, prefeito, vice-prefeito, secretários, funcionários públicos e vereadores, deveriam servir ao povo, e não servirem-se dos cargos. Vimos que um raro exemplo aconteceu com o João Regert, que tratou a todos com dignidade, em especial os agricultores”, defende Dettenborn.

Ele afirma que o município tem sido desprezado por seus comandantes e que a população trabalhadora não tem onde atuar, obrigando-se a buscar oportunidades em outras cidades. “Empresas que por aqui buscam se instalar são rejeitadas, mas muito bem aceitas por municípios vizinhos. Empresas antes estabelecidas aqui foram dispensadas, como Unifumos, Carolina Soil, Canan Calçados, fábrica de costuras e fábrica de estofados. Temos também o hospital fechado, entre outras coisas”, argumenta.

“Estamos nos colocando à disposição do partido e da comunidade, como uma nova alternativa em Passo do Sobrado.”

EVALDIR DETTENBORN – Pré-candidato a prefeito pelo PSDB

Plano de governo

João Regert, por sua vez, diz que o principal foco do plano de governo do PSDB será a agricultura, auxiliando a vida do homem e da mulher do campo. “Imagine um agricultor sem acesso à sua propriedade, sem estradas boas, sem máquinas ou calcário. Essa atenção deve ser prioridade para nós”, afirma.

Ele reforça que outra meta é buscar empresas que gerem riqueza e empregos, adquirindo áreas para instalações adequadas, e não com empréstimos para outros pagarem. “Vamos reduzir o número de secretarias, buscando economia aos cofres públicos, diminuindo assim o tamanho e o peso da folha de pagamento. Pretendemos buscar um novo modelo de creches e de escolas integrais, liberando os pais e a família para que possam trabalhar e as crianças sejam bem cuidadas”, projeta o pré-candidato.

Regert deixa claro que uma das metas, caso vençam as eleições, é reabrir o hospital, “que está fechado, penalizando nossa gente, que é obrigada a buscar atendimentos em outras cidades”. “Queremos inverter a ordem, realizar calçamentos com PAVS (bloqueto de cimento), e não com asfalto, pois temos uma fábrica aqui, do Lersch, fazendo os recursos transitarem no município”, enfatiza.

O ex-prefeito lembra que concluiu seu mandato com mais de oito mil horas de retroescavadeiras, oito poços artesianos com 44 quilômetros de redes de água pública instalados, 34 casas populares, mais quatro para Polícia Civil e Brigada Militar entregues, além do prédio das duas corporações, e manteve o hospital com todos os recursos necessários. Dettenborn e Regert definiram, em conjunto com a diretoria do PSDB, que a candidatura será a prefeito e vice-prefeito, nessa ordem, em caso de chapa pura.

Deixe um comentário

Digite seu comentário
Digite seu nome