Perfil Socioeconômico 2010

Clique aqui para acessar a versão digitalizada da revista.

Pode-se medir o potencial de desenvolvimento de um município pelo grau de comprometimento de seus mais variados perfis de habitantes. Estejam eles no meio rural ou urbano, nas lidas do campo, dentro das indústrias, no comércio, na estrada ou prestando serviços. Prosperar significa batalhar, buscar alternativas, produzir a riqueza do próprio amanhã e, em consequência, criar um ambiente de otimismo e entusiasmo, capaz de contagiar outros setores.

Em sua segunda edição, o Perfil Socieconômico apresenta com detalhes a força do setor primário em Venâncio Aires, destacando o agronegócio e a diversificação que há no extenso território rural do município. Com seus 748 quilômetros quadrados, a Capital Nacional do Chimarrão caracteriza-se pela agricultura familiar, figurando como o segundo município com maior número de propriedades rurais no Estado.

Além de atualizar dados estatísticos, como população, infraestrutura, indicadores sociais, contribuição de empresas por Valor Adicionado, por faturamento e por ISSQN, o Perfil este ano mostra que o tabaco é a mola mestra da produção primária, responsável por R$ 133 milhões dos R$ 176 milhões que todo o setor primário produziu em valores no ano de 2009. Mas mostra também que a diversificação de culturas já é uma realidade, com promissoras expectativas de desenvolvimento, como as lavouras de milho, aipim, arroz, soja, feijão, produção de hortigranjeiros, fruticultura, agroindústrias, leite, mel, piscicultura e erva-mate, produto símbolo de Venâncio Aires. Como arremate, apresenta a beleza das paisagens e as opções de turismo rural.

No primeiro bloco, é apresentando o setor primário, foco principal da publicação, que segue atualizando informações sobre a infraestrutura do município. No terceiro bloco, o setor empresarial, destacando-se entre os dez maiores exportadores do Rio Grande do Sul e os 60 do Brasil. O encerramento no quarto bloco mostra o turismo no meio rural, e o calendário de eventos do município para 2011.