A receita de bolinho de aipim é preparado com a raiz crua. O tempo de preparo é de 60 minutos (Foto: Ana Carolina Becker/Folha do Mate)
A receita de bolinho de aipim é preparado com a raiz crua. O tempo de preparo é de 60 minutos (Foto: Ana Carolina Becker/Folha do Mate)

Aqui no Rio Grande do Sul você deve conhecer o ingrediente principal dessa receita de bolinho como aipim, mas em outras regiões do país essa raiz pode ser encontrada como: mandioca, macaxeira, castelinha, mandioca-doce, mandioca-mansa e pão-de-pobre.

O aipim é usado como base para esta receita de bolinho frito compartilhada pela leitora Nicéa Maria Heck Fischer, 64 anos, de Venâncio Aires. Receita que, segundo a leitora, é preservada na família desde a infância quando ainda era preparada pela avó. Hoje, apenas alguns ingredientes foram incrementados nessa receita simples e deliciosa do bolinho de aipim.

Ingredientes do bolinho de aipim

  • 1kg e meio de aipim branco
  • 4 ovos
  • 3 colheres de polvilho azedo
  • Sal a gosto
  • Pimenta
  • Orégano
  • Tempero verde
A receita de bolinho de aipim leva ingredientes básicos como aipim, polvilho azedo, sal, especiarias e ovos (Foto: Ana Carolina Becker/Folha do Mate)
A receita de bolinho de aipim leva ingredientes básicos como aipim, polvilho azedo, sal, especiarias e ovos (Foto: Ana Carolina Becker/Folha do Mate)

Modo de preparo do bolinho simples e delicioso

O bolinho tem modo de preparo de forma simples e fácil. Assim, basta ralar o aipim cru e acrescentar todos os ingredientes, como no passo a passo abaixo:

  1. Antes de tudo, rale o aipim;
  2. Acrescente temperos como sal a gosto, pimenta e orégano;
  3. Adicione os três ovos;
  4. Acrescente as três colheres de polvilho azedo;
  5. Acrescente o tempero verde;
  6. Amasse todos os ingredientes com a mão ou com uma colher até formar uma massa homogênea.

Para fritar os bolinhos

Aqueça uma quantidade de óleo ou banha em um frigideira e logo após coloque os bolinhos de aipim. Segundo Nicéa, a dica para os bolinhos ficarem bem sequinhos e deliciosos é que eles sejam tampados pelo óleo ou banha.

Modo de preparo do bolinho de aipim em vídeo:

Bolinho de aipim recheado

Os bolinhos de aipim são boas opções para serem servidos como pratos de entrada ou até mesmo como complementos no almoço ou jantar. Por exemplo, é possível adicionar recheio de calabresa ou linguiça na massa, o que garante um sabor mais encorpado.

Na receita preparada por Nicéa foram adicionados em alguns bolinhos pedaços de linguiça. O acréscimo é simples, basta cortar a linguiça em cubos e adicionar na massa homogênea.

Acompanhamentos para o bolinho

Em caso da receita ser preparada como prato de entrada, molhos ou geleias são boas opções de acompanhamento.

Nestes bolinhos, foi acrescentada a linguiça como incremento (Foto: Ana Carolina Becker/Folha do Mate)
Nestes bolinhos, foram acrescentados a linguiça como forma de incremento (Foto: Ana Carolina Becker/Folha do Mate)

Grupo

Gosta de gastronomia? Então participe do grupo Papo de Gastronomia no Facebook.

Deixe um comentário

Digite seu comentário
Digite seu nome